domingo, 9 de fevereiro de 2014

Três cidades do Vale terão leitos para pacientes com transtorno mental e usuários de drogas.

Serão beneficiados o Hospital São Domingos, de Virgem da Lapa, São Vicente de Paulo, de Capelinha e Hospital Dr. Gil Alves, em Bocaiúva. Três cidades do Vale terão leitos para pacientes com transtorno mental e usuários de drogas.

Hospital São Vicente de Paulo em Capelinha (foto)
O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta quinta-feira (06.02), a portaria 76/2014 que autoriza a habilitação de serviços hospitalares de referência para atenção a pacientes com transtornos mentais e com  necessidades de saúde decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas.

Ao todo, a portaria autoriza a criação de 27 leitos, sendo seis deles para municípios do Rio de Janeiro e  21 leitos   que serão distribuídos para 7 municípios de Minas Gerais.

No Vale do Jequitinhonha, os novos atendimentos serão no Hospital São Domingos, em Virgem da Lapa, Hospital Municipal Doutor Gil Alves, em Bocaiúva e  Fundação Hospitalar São Vicente De Paulo, em Capelinha.

Os outros municípios mineiros beneficiados são: Espera Feliz, Juiz de Fora, Rio Claro, Itabirito, Miguel Perrela e Pouso Alto.

Para especialistas ouvidos pela reportagem, os portadores do transtorno mental não podem ficar sem assistência psicológica e médica.

Mas, apesar da facilidade de conseguir remédios pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o tratamento esbarra na falta de leitos psiquiátricos para internação nos momentos de surto.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou  através de nota, que está ampliando a rede de assistência à saúde mental, aumentando de 150 para 650 leitos psiquiátricos em hospitais gerais até o fim do ano.

Já os centros de assistência psicossocial (CAPs) vão passar dos atuais 215 para mais de 300.

Na maioria dos municípios do Vale do Jequitinhonha, não existe serviço de urgência psiquiátrica  e nem suporte ao paciente psiquiátrico nos postos de saúde.

Também não existem na região, Centros de Referência em Saúde Mental Álcool e outras Drogas (Cersam-AD) e  Centros de Referência em Saúde Mental Infantil (Cersami).

Fonte: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário