sábado, 8 de fevereiro de 2014

Inspetora e diretoras de escolas de Capelinha falam sobre mudanças no ensino médio




Inspetora Escolar Sandra Sampaio, Diretora da Escola Estadual Professor Antônio Lago, Maria do Rosário Caldeira e Maria Helena Barbosa, diretora da Escola Estadual Geralda Otoni.

Diretoras e Inspetora Escolar de Capelinha, no Alto Jequitinhonha , nordeste de Minas Gerais, participaram de um debate sobre o ensino médio no curso noturno e a limitação de idade dos alunos.

A inspetora escolar de Capelinha, Sandra Sampaio, e as diretoras Maria do Rosário Caldeira (Escola Professor Antônio Lago) e Maria Helena Barbosa (Escola Geralda Otoni) participaram de uma mesa redonda na Aranãs FM na manhã desta sexta-feira, 7 de fevereiro, para esclarecimentos sobre a decisão do governo estadual de fazer mudanças no ensino médio. 
A presença das educadoras na emissora aconteceu um dia após a reação negativa de estudantes do 1º Ano do ensino médio das duas escolas, após o anúncio da proibição de jovens menores de 18 anos frequentarem o curso à noite, devendo ser remanejados para horários diurnos. 

Confira aqui:
http://blogdobanu.blogspot.com.br/2014/02/estudantes-fazem-quebra-quebra-no.html

 

Para as participantes da mesa redonda, a decisão do governo estadual está baseada na Resolução 2442/2013, cabendo à direção das escolas e aos estudantes acatarem a medida. 

Elas também esclareceram que os alunos deverão se transferir para turnos diurnos em escolas que possuem vagas disponíveis ou aguardar em casa até que novas turmas sejam criadas, inclusive podendo ser em salas alugadas nas cidades mineiras. A medida atinge 80 alunos da Escola “Professor Antônio Lago” e 25 jovens da Escola “Geralda Otoni”. 

Na Escola “Rosarinha Pimentinha”, o problema não teve maiores repercussões, uma vez que a diretora Marta Gomes conseguiu ajustar o remanejamento por serem poucos alunos atingidos pela medida.  


Resolução prejudica professores e fomenta desemprego entre jovens que trabalham, durante o dia.




Representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores Estaduais (SindUte) se reuniram no mesê de dezembro de 2013, com Diretores da Secretaria de Estado da Educação para discutir a resolução 2442/2013, que prevê a organização do quadro de escolas, sendo o ensino médio noturno um dos temas em destaque. 
A medida, que passa a valer em 2014, afeta as escolas estaduais do estado. Alunos que trabalham durante o dia e estudam à noite deverão comprovar sua situação, assim como integrantes de programas como "Menor aprendiz", "Educação profissional" e "Educação de jovens e adultos" (EJA). De acordo com a diretora educacional da superintendência de Juiz de Fora, Mônica Souza, a resolução prioriza que jovens em idade escolar estudem no horário diurno.

"O ensino noturno foi criado inicialmente para atender adultos que não tiveram acesso a educação em idade regular. É preciso salientar que os estudantes que já fazem o ensino médio no turno noturno não irão sofrer com a medida."

A mudança não foi bem vista pelas entidades envolvidas. "Estamos preocupados, e durante a reunião falamos sobre os problemas que podem ser ocasionados, como o fechamento de turmas no horário noturno e a superlotação das turmas do diurno. Além disso, os professores e funcionários das escolas serão prejudicados ao terem que abrir mão das oportunidades de trabalho", revelou a diretora do Departamento de Comunicação do SindUte, Yara Aquino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário