segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Prefeita e governador enfrentam protestos em Almenara

A prefeita, que conseguiu se reeleger, teve o mandato cassado no ano passado mas recorreu da decisão.

Foto: divulgaçãoPrefeita de Almenara enfrenta protestos durante visita do governador à cidade
Manifestação ocorreu em frente ao mercado municipal
  
Insatisfeitos com a administração da prefeita Fabiany Ferraz (PSDB) e com o Governo Anastasia, moradores participaram na manhã de sábado (22.02.14), em Almenara,  no Vale do Jequitinhonha, de uma manifestação pacífica, durante a visita do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, àquela cidade.

A manifestação aconteceu em frente ao novo Mercado Municipal, no centro da cidade. 
O Governador também foi hostilizado por servidores estaduais, principalmente da educação e saúde. Eles protestavam contra os baixos salários com a não adoção pelo Estado do piso salarial nacional dos professores.
  
Indiferente aos protestos, o governador seguiu a sua agenda normalmente. Ele, participou da vistoria das obras do mercado,  que se arrastam há 10 anos,  e fez a entrega de seis viaturas para a Polícia Militar.

Participaram da manifestação líderes de sindicatos, barraqueiros, estudantes, servidores públicos municipais, estaudais e populares. Portando faixas e cartazes eles gritavam palavras de ordem contra a prefeita que está em seu segundo mandato.

Em setembro do ano passado, Fabiany Ferraz teve o mandato cassado,  após denúncias de captação ilícita de votos e  abuso de poder político. Ela recorreu da decisão de 1ª instância e o caso aguarda julgamento.

Reivindicação histórica
Com a presença do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Silva, do presidente da Emater-MG, José Ricardo Ramos Roseno, e de deputados estaduais, o governador Anastasia comemorou a fase final das obras do novo Mercado Municipal Odilon Souza Santana, uma reivindicação antiga dos comerciantes, produtores rurais e de toda a população de Almenara. 

“Estou muito feliz de estar aqui, vistoriando as obras, porque já tem alguns anos e todas as vezes que vim a Almenara, sempre ressaltei a necessidade de se fazer o novo mercado, porque o mercado velho já não aguenta mais o movimento. Sabemos que um mercado é o coração da cidade, porque é no mercado que os produtores vendem seus produtos, sua carne, suas hortaliças, artesanatos, tudo o que é produzido pelo nosso povo”, afirmou.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento comercial da cidade, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), por meio do Departamento de Obras Públicas (Deop-MG), firmou convênio, em 2012, no valor de R$ 714,5 mil para reforma e conclusão do prédio.
A prefeita de Almenara, Fabiany Ferraz, afirmou que o novo Mercado Municipal está pronto para ser um local de livre comércio, com infraestrutura de qualidade para abrigar os feirantes da cidade que ocupam as ruas do entorno do mercado com barracas improvisadas. “Hoje é um dia muito especial para Almenara. Esse novo mercado era um anseio de todo o povo da cidade e região. Agora, teremos condições de proporcionar mais conforto também ao consumidor, que terá um local adequado para realizar compras”, disse.
O mercado leva o nome do mais importante comerciante do município. Odilon Souza Santana, nascido em Maracas (BA) em março de 1921, chegou a Almenara na década de 1950 como vendedor ambulante.

Veja video postado por Márcia Rodrigues de Sousa Ferraz:



Com informações do Radar do Vale e Diário do Jequi.







Curtir ·  ·  · 22 de fev

Nenhum comentário:

Postar um comentário