domingo, 16 de fevereiro de 2014

Morre Canjira, o homem que criou o Museu de Arte e Cultura de Itaobim

Lideranças políticas e culturais da região compareceram ao seu sepultamento, no domingo (09.02). 

Foto: arquivo Morre Canjira, o homem que criou o Museu de Arte e Cultura de Itaobim

Mestre Canjira e o seu Museu, instalado na entrada da cidade de Itaobim,às margens da Rio-Bahia.
 
Foi sepultado no domingo(09.02) em Itaobim, no Vale do Jequitinhonha (MG) o corpo de Brasiliano Pereira Reis ou Canjira,  como gostava de ser chamado, um autodidata, considerado o melhor empalhador de animais do Brasil.

Natural de Cachoeira de São Félix, na Bahia, ele morreu aos 88 anos.


Ele  transformou a sala de sua residência  em um Museu de Arte e Cultura ou “Museu Canjira”,  como é popularmente conhecido na região e na cidade de Itaobim onde esta instalado.

Os animais e aves mortos em acidentes,  foram doados por motoristas e Policiais Florestais. Eles eram empalhados pelo mestre Canjira e depois colocados em exposição.

Além dos animais, há ainda  no " museu", antiguidades como telefones, máquinas de escrever e  de costura, coleção de notas e moedas, relógios, granada antiaérea e muitas outras peças.

“Quando  fizemos o inventário das peças do museu para o Departamento de Patrimônio Cultural da cidade Itaobim, foi notário perceber como tudo aquilo se interagia com ele.

O zelo por cada peça, e a preocupação  para que o museu continuasse  a ser um exemplo para as futuras gerações estavam   sempre presentes com o Canjira", lembra o historiador Jô Pinto.

. O lugar sempre foi visitado por estudantes, turistas, jornalistas e moradores de Itaobim.
 
  “Os anjos, arcanjos, orixás e caboclos vieram buscar este artista da arte da taxidermia para junto do Pai Celestial , deixando o Vale do Jequitinhonha com um profunda perda. O Mestre Canjira foi é será um dessas  pessoas raras que deixa de uma forma simples e através da arte,  um ensinamento de vida para todos nós”, escreveu Jô Pinto,  professor, historiador  e escritor da cidade vizinha de Itinga, também no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas.

Lideranças políticas e culturais da região compareceram ao sepultamento.

Fonte: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário