segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Ponto dos Volantes inaugura Centro Vocacional Tecnológico de Agricultura

A proposta é que o espaço se torne uma referência para a agricultura familiar em práticas agrícolas produtivas, artesanato e de convivência com o semiárido.

Foto: arquivo EmaterInaugurado em Ponto dos Volantes o Centro Vocacional Tecnológico de Agricultura
O espaço é dividido em dois blocos. 
Foi inaugurado no sábado, 22.02.14, o  Centro Vocacional Tecnológico de Agricultura, no município de Ponto dos Volantes, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais.

O projeto foi proposto pelo ex-prefeito de Ponto dos Volantes, Solano de Barros, morto em 2008. Ele articulou uma parceria com a Emater-MG, os sindicatos dos trabalhadores rurais e a prefeitura municipal. O Ministério do Desenvolvimento Agrário entrou com o financiamento e a Universidade Federal de Minas Gerais com a concepção e assessoria técnica.

A proposta é que o espaço se torne uma referência para a agricultura familiar em práticas agrícolas produtivas, artesanato e de convivência com o semiárido. 
  
Para a construção do Centro Vocacional Tecnológico de Agricultura foram investidos cerca de R$ 850 mil.

Os recursos são provenientes dos governos federal e estadual. O terreno para a construção do centro foi doado pela prefeitura, que também disponibilizou mão de obra.
Autoridades estaduais em volta da placa de inauguração das instalações físicas do Centro Vocacional Tecnológico da Agricultura, em Ponto dos Volantes.

O espaço é dividido em dois blocos. No primeiro, foram construídas duas salas. Cada uma tem capacidade para 30 alunos. As salas são equipadas com kits multimídia e ar condicionado. Nesse bloco também foram construídos um refeitório e uma unidade didática para cursos sobre agregação de valor e fabricação artesanal de produtos da agricultura familiar.

O segundo bloco será utilizado como alojamento. No total são dez apartamentos

No primeiro bloco também funcionará o escritório da Emater-MG que coordenará as ações. “O Centro Vocacional Tecnológico de Agricultura será um ponto de apoio para os agricultores familiares na difusão de tecnologias, com a capacitação de agricultores familiares e técnicos. Acreditamos que o centro seja uma referência em tecnologias de produção e de convivência com o semiárido”, diz o presidente da Emater-MG, José Ricardo Ramos Roseno.
Mesa de autoridades na cerimônia da inauguração.

Estiveram presentes à inauguração os deputados federais Reginaldo Lopes (PT) e Zé Silva (PROS); estaduais Luiz Henrique (PSDB); suplente de deputado estadual Jean Freire (PT), vários prefeitos da região, técnicos da Emater e agricultores familiares.

Com informações do site da Emater-MG.

Um comentário:

Postar um comentário