segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Carnaval de rua de Diamantina é um dos mais populares do país

 Não é exagero falar que o Carnaval de Diamantina é um dos mais animados do país. A cidade, que fica na região do Alto Jequitinhonha, em Minas Gerais, leva seus foliões para as ruas para curtir as apresentações de bandas locais como a Bat Caverna e a Bartucada. 

Apesar das marchinhas e sambas fazerem parte do repertório, há espaço também para a inovação com shows com bandas convidadas e também DJs. A cidade, tombada pelo patrimônio histórico da humanidade, tem casarios em estilo colonial de inspiração barroca, além de edifícios e igrejas seculares.
No intervalo da folia, o melhor é fazer passeios pelas redondezas, cheias de lugares imperdíveis como as vilas de Milho Verde, Biribiri e São Gonçalo do Rio das Pedras. Para recarregar as energias, nada como conhecer várias das cachoeiras e trilhas da região. E para deixar o Carnaval mais saboroso, há inúmeros restaurantes com a deliciosa comida mineira.
Bandas
O roteiro da folia pode até ter alguns nomes novos, mas os tradicionais Bat Caverna e Bartucada sempre estarão lá, levando boa música aos foliões. A Bat Caverna foi criada em 1985 por alguns adolescentes com a proposta de mostrar o melhor do samba de raiz no Carnaval. E para animar ainda mais a festa, a banda conta com 40 ritmistas. Já a Bartucada é bem mais velha, nasceu em 1972. Durante a folia, as apresentações começam no início da noite e só terminam com o raiar do dia. No repertório da Bartucada, que tem 250 ritmistas, sambas de raiz, sambas-enredo, pop rock nacional e internacional, marchinhas, serestas, sertanejo, antigos e atuais sucessos da MPB.
Vilas
Se sobrar um tempinho na folia, o melhor é fazer passeios pelos simpáticos distritos de Milho Verde, Biribiri e São Gonçalo do Rio das Pedras. A paisagem bucólica e a população acolhedora fazem desses locais na Serra do Espinhaço um motivo para querer voltar à cidade. Paredões de pedras, pinturas rupestres, cachoeiras compõem o visual.
Cachoeiras
Nada como um bom banho de cachoeira para curar a ressaca e dar nova energia para continuar na folia. As mais belas e visitadas em Diamantina são a Sentinela, da Toca e a dos Cristais. A da Toca tem um poço de 12 metros de profundidade e uma queda de 15 metros de altura. A cachoeira dos Cristais tem duas quedas pequenas, de dois metros cada, que formam piscinas naturais. A Sentinela apresenta pinturas rupestres e tem quedas pequenas.
Restaurantes
A deliciosa comida mineira está presentes nos diversos restaurantes locais que trazem pratos certeiros para quem vai cair na folia durante os quatro dias do Carnaval. Entre os mais populares estão o Mixidão, o Tropeiro, o Rochedão (arroz, feijão, batata, bife e ovo), além de outros pratos da culinária local.
Diamantina
Onde fica? A 300 km ao norte de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais
População: 45.884 habitantes (Censo 2010)
Descoberta no século 18, Diamantina foi uma cidade importante para a extração de pedras pela Coroa de Portugal. Por seu patrimônio dos séculos 17 ao 20, em 1938 foi tombada pelo patrimônio histórico nacional e em 1999 pela Unesco. Atualmente, abriga a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), uma das mais importantes instituições de ensino do estado.
Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário