sábado, 8 de fevereiro de 2014

Mães de Minas tem mais de 9 mil mães cadastradas.

 Programa mobiliza e desperta a sociedade para a importância do acompanhamento adequado durante a gravidez.
 Grávida do primeiro filho, Vanessa de Sousa Santos, 20 anos, está recebendo durante sua gestação o apoio do programa Mães de Minas

A estudante teve acesso à iniciativa por meio de uma amiga que trabalha no posto de saúde de Carlos Chagas, ligou para o 155 e se cadastrou. “Estava no segundo mês de gravidez. A partir de então tive todo o acompanhamento necessário e todas as dúvidas esclarecidas até agora”, relata Vanessa, que está no quinto mês de gestação. Ela conta que também já ganhou do programa roupinhas para o bebê e um livro que explica todos os cuidados com o recém-nascido.

Lançado em 2011, o Mães de Minas integra o Programa de Redução da Mortalidade Infantil e Materna em Minas Gerais (Rede Viva a Vida), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), e tem como objetivo identificar e  acolher todas as gestantes do Estado. 

Ao todo, já foram investidos R$ 19 milhões no pagamento de incentivos às Equipes de Saúde da Família (ESF) em todos os municípios mineiros, para identificação e captação precoce das gestantes pela Atenção Primária à Saúde e cadastramento na central telefônica.

Desde que foi lançado, o programa soma na região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri um total de 9.643 mães cadastradas. Em todo o Estado são mais de 145 mil.

Além do cadastro pela central de atendimento telefônico (155), as mães podem fazer o cadastro durante as Caravanas Mães de Minas. Depois do procedimento, elas passam a receber acompanhamento, como ligações para marcar consultas e exames, além de ter acesso a diversas informações para conduzir a gravidez com tranquilidade. O atendimento na central telefônica é feito pelas chamadas madrinhas, mulheres que já são mães ou avós, justamente para tornar o serviço ainda mais humanizado e fazer a gestante se sentir realmente acolhida. Além das madrinhas, médicos e enfermeiros também prestam assistência às grávidas em plantão diário de 24 horas.

Por meio do serviço de call center também é possível identificar as mães que não estão realizando o pré-natal adequadamente, o que facilita e colabora com a redução da mortalidade materna e infantil no Estado. Além disso, a mãe continua sendo acompanhada até o bebê completar um ano.

Para Vanessa o serviço humanizado oferecido pelo programa é o principal apoio que recebe durante a gestação. “Já liguei várias vezes para o 155 quando eu não estava me sentindo bem ou para esclarecer alguma dúvida e sempre fui muito bem atendida. O Mães de Minas me deixa mais segura nesse momento tão importante da minha vida,” comenta.

Caravana Mães de Minas
Com o objetivo de mobilizar e despertar a sociedade e instituições privadas para a importância do acompanhamento adequado das gestantes mineiras, o Governo do Estado criou a Caravana Mães de Minas. Por meio da iniciativa, 17 municípios mineiros já receberam oficinas de orientação para gestantes sobre aleitamento materno, cuidados com o bebê, avaliação antropométrica, nutricional, peso, altura, pressão de crianças e gestantes, além de diversos outros serviços. Um caminhão especialmente equipado para atender gestantes e crianças visita as cidades que recebem a caravana oferecendo acolhimento e serviços de saúde e lazer.

Sistema de Identificação da Gravidez
De acordo com a referência técnica da Rede Viva Vida Naiara Abreu, atualmente vem sendo implantado o Sistema de Identificação da Gravidez, que utiliza como fonte de identificação de gestantes os serviços que prestam assistência à mulher, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), os centros de referência ou as unidades de urgência, tanto da rede privada, quanto da particular. “O programa tem como objetivo a redução da mortalidade infantil em Minas e a garantia de um nascimento digno e saudável. Por isso, as ações do programa visam constituir um Sistema de Identificação para um rápido e completo conhecimento e acolhimento de todas as gestantes mineiras”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário