terça-feira, 2 de abril de 2013

Itamarandiba mantém tradição cultural da Queima de Judas, Pau-de-sebo e encenação da Paixão de Cristo




A população de Itamarandiba mantém viva tradição religiosa da Semana Santa de queimar o Judas e a famosa brincadeira de Pau-de-sebo. O evento, aconteceu neste domingo de páscoa (31/03), na Praça dos Agricultores, no centro da cidade.

As atividades foram realizadas com o apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura. Na brincadeira da queima de Judas, o boneco vestido com paletó velho, camisa, calça, sapatos, meias colocadas nas mãos e gravata. Normalmente, o corpo é recheado com trapos, panos velhos, jornais e recheado de doces pendurado em um poste.

Malhação de Judas ou Queima de Judas é uma tradição vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxas. É também realizada em diversos outros países, usada como símbolo da morte de Judas Iscariotes.

O Pau-de-sebo foi a brincadeira mais difícil. Com várias tentativas, foram necessárias cinco pessoas para alcançar a bandeira que fica no topo do Pau-de-sebo. Uma premiação de R$300,00 reais foi oferecida aos ganhadores.

Na cidade, além do Pau-de-sebo e da Queima do Judas foram apresentadas durante a semana na Praça da Matriz pela Igreja Católica e algumas Igrejas Evangélicas a encenação da Paixão de Cristo que conta a história da morte e ressurreição de Jesus Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário