sábado, 13 de abril de 2013

EPIDEMIA: Casos de dengue sobem para 52 mil e mortes chegam a 41 em Minas Gerais


Até o momento, foram notificados quase 200 mil casos de dengue em Minas Gerais, segundo a secretaria estadual
12/04/2013 11h38
A
ALINE DINIZ, no Jornal O TEMPO

FOTO: JOÃO MIRANDA/ O TEMPO
Residências concentram 80% dos focos da doença
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que o número de casos confirmados de dengue aumentou em quase 10 mil em apenas uma semana em Minas Gerais. O número passou de 43.119 para 52.342.
Já as mortes provocadas pela doença mais que dobrou em 2013, em comparação com o registrado em todo o ano passado. Conforme o balanço, são 41 óbitos contra 18 em 2012.
Com a promessa de contornar a situação, o governador Antonio Anastasia anunciou a contratação de mais 1.000 agentes epidemiológicos para atuar nas cidades que registram maior número de casos. Eles se somarão aos outros 1.000 já com contratação anunciada.
Na opinião do vice-presidente da Associação Mineira de Infectologia, Marcelo Simão Ferreira, a medida é importante, mas a principal necessidade é ampliar a capacidade de atendimento nos hospitais para socorrer as pessoas que já estão doentes. "O combate tem que ser permanente e não só nos picos. Essas medidas deveriam ter sido tomadas antes. O foco deveriam ser as unidades de saúde", disse.
O governador afirmou ainda que pediu que a Defesa Civil Estadual atue auxiliando a comunicação das prefeituras do interior no momento em que elas decretam situação de emergência.

Mortes
Na terça-feira (9) duas mulheres morreram com suspeita da doença. Em Contagem, uma jovem de 28 anos, que não teve a identidade revelada,  morreu no hospital da cidade. No mesmo dia, Gleycimara da Silva Siqueira, de 21 anos, faleceu em decorrência de complicações da doença. A jovem, que morava em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, deu entrada no dia 30 de março no Hospital Odilon Behrens. Segundo a certidão de óbito, o que causou a morte foi insuficiência respiratória e dengue hemorrágica.
Municípios com óbitos confirmados em 2013: Uberaba (12), Uberlândia (2), Carangola (1), Frei Gaspar (1), Buritizeiro (1), Ituiutaba (2), Ipanema (1), Teófilo Otoni (3), Pirapetinga (1), Pirapora (1), São Geraldo do Baixio (1), Montes Claros (3), São João da Ponte (1), Campos Altos (1), Contagem (2), Muriaé (2), Sete Lagoas (1), Itauna (1), Belo Horizonte (2), Pedro Leopoldo (1), Santa Luzia (1).

Legislação
As residências concentram 80% dos focos do mosquito, segundo dados do Estado.
Os donos dos imóveis podem ser punidos com multas, interdição do imóvel e até cassação da autorização do funcionamento, em caso de imóveis comerciais. "As pessoas se acomodaram. Há um certo descompromisso", apontou o subsecretário de Vigilância e Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Carlos Alberto Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário