quinta-feira, 4 de abril de 2013

Carbonita realiza seu 16º Carboarte

Muitos shows musicais, teatro, oficinas, folclore e feira de artesanato,  nos dias 3, 4 e 5 de maio
Artistas como Pereira da Viola, Titane, Pedro Morais, Doro Brasamundo,  Banda Gang Lex  e André Águia
Apresentação do poeta do Vale: Gonzaga Medeiros

O CARBOARTE - Mostra de Cultura Popular da cidade de Carbonita e do Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas, foi realizado pela primeira vez no final da década de 90, com o objetivo de resgatar, preservar e estimular o fazer cultural no município e colaborar para as ações de desenvolvimento socioeconômico do município.

O que no início seria um evento de comemoração ao Dia do Trabalhador, tendo em vista sua realização no último dia do mês de abril e 1º de maio, tornou-se uma referência não só como mostra cultural regional, mas como exemplo para outros municípios do Vale do Jequitinhonha. 

Isso aconteceu devido à parceria estabelecida entre poder público municipal e entidades culturais que atuam juntas na realização do Carboarte.

Criado na administração do prefeito Marcos Lemos, em 1998, este evento vem se estabelecendo como grande evento cívico, artístico e cultural do Vale do Jequitinhonha, ultrapassando os limites municipais e microrregionais.

O 16º CARBOARTE quer resgatar as propostas originais do evento que se propôs a resgatar as manifestações de cultura popular, registrar as resistências de luta popular da região apresentando  manifestações no Dia do Trabalhador e revelando novos talentos da criação artístico-cultural de Carbonita e do Vale do Jequitinhonha.  

Onde fica Carbonita
Carbonita é um município de Minas Gerais. Sua população estimada em 2010 é de 9.045 habitantes.
Localizada no Alto Jequitinhonha,  no nordeste de Minas, Carbonita tem sua base econômica na extração do carvão vegetal, na produção do mel e na agricultura familiar.

A vegetação é composta de Cerrados, Campos, Matas e Pastagens, além de florestas de artificiais de eucalipto.

Situada a 421 km de Belo Horizonte; a 135 km de Diamantina, a 45 km de Itamarandiba; a 110 de Capelinha e 170 de Minas Novas, no Alto Jequitinhonha, no Nordeste de Minas.

O município faz fronteira com Turmalina, Veredinha, Itamarandiba, Diamantina, Senador Modestino Gonçalves e Bocaiúva.

Leia mais sobre o Carboarte:
carbonita-xv-carboarte-traz-programacao.2012
2009-carboarte-e-uma-festa-popular-do.Vale

Um comentário:

Unknown disse...

Podiamos melhorar o Carboarte trazendo artistas de peso para nossa cidade.Isso traria milhares de visitantes de cidades vizinhas que deixaria uma grande quantidade em dinheiro aos carbonitenses nesses 3 dias.Quanto a ideia original de arte cultura continuaria do mesmo jeito era só colocar os artistas principais como ultima atração da noite!Espero que a cabeça dos nossos dirigentes mudem um dia!

Postar um comentário