terça-feira, 16 de abril de 2013

Como cidadão honorário de Minas, Lula fala que povo do Vale é carente, mas não aceita cabresto

Lula agradece a Minas por dar José Alencar e Dilma ao Brasil

LULA RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE MINAS (FOTO: LEO FONTES/O TEMPO/FOLHAPRESS)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu hoje (15.04.13) a Minas Gerais, ao receber o título de cidadão honorário do estado, por dar ao país o ex-vice-presidente José Alencar e a presidenta Dilma Rousseff. Durante o discurso, na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte, o petista enumerou virtudes dos mineiros, recordando suas passagens por todos os lugares do estado. 
"Só por ter me dado um parceiro magnífico como o José Alencar eu já teria de ser eternamente grato a Minas. E por ter nos presenteado com essa mulher competente e justa, que hoje lidera o destino do país, o Brasil inteiro tem de ser eternamente grato a Minas Gerais", disse, em um plenário cheio de líderes políticos locais. "Assumindo a presidência da República, em 2003, pudemos retribuir todo o carinho (…) Meu orgulho é maior ainda quando vejo que a presidenta Dilma está fazendo por Minas ainda mais".
Além do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, estiveram presentes os ex-ministros Saraiva Felipe (PMDB, saúde), Anderson Adauto (PR, Transportes), Nilmário Miranda (Direitos Humanos, PT), Luiz Dulci (Secretaria Geral, PT), Hélio Costa (Comunicações, PMDB) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social, PT).
Lula iniciou a fala recordando o ano de 1979, quando foi chamado a Minas pelos trabalhadores da construção civil em greve. "Não nos conhecíamos, mas eles me receberam como um verdadeiro irmão de classe", afirmou. Para ele, aquela paralisação se traduziu em um importante aprendizado. "O fato de que o avanço do movimento dos trabalhadores já não dependia tanto de conquistas materiais e imediatas. A compreensão de que vitórias e derrotas faziam parte de um aprendizado coletivo cuja finalidade era a afirmação material do conjunto dos trabalhadores".

Embora tenha citado todas as regiões do estado, o ex-presidente fez menção especial ao Vale do Jequitinhonha, região ao nordeste de Minas, próxima da divisa com a Bahia, marcada pela seca e pela pobreza. "É um povo carente, mas insubmisso", disse. 

Lula recordou que realizou naquela área, em 1995, uma edição das Caravanas da Cidadania, viagens organizadas pela equipe do então presidente do PT para mostrar a realidade do interior do país. 

Lula encerrou o discurso dizendo que compartilha dos mesmos valores dos mineiros e destacou o carinho especial que sente pela Região do Vale do Jequitinhonha, por ser parecida com o local onde passou sua infância, no agreste. "Prometo ser fiel aos valores que compartilhamos e que dão sentidos à nossa vida (...). Vou continuar lutando até quando Deus me der forças".

FONTE: REDE BRASIL ATUAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário