domingo, 21 de abril de 2013

44º Batalhão da PMMG de Almenara lembra que primeira homenagem a Tiradentes foi no Serro

Almenara: Mensagem alusiva ao dia 21 de abril – Dia de Tiradentes


NOTA DO COMANDO DO 44º BPM  DE ALMENARA, ALUSIVO AO DIA 21 DE ABRIL - DIA DE TIRADENTES

A sociedade brasileira orgulha-se, em todo 21 de abril, de seus princípios de civismo, decorrentes das manifestações históricas concernentes aos propósitos de libertação da colonização, cujas ações heroicas reverenciam a memória do Alferes Tiradentes, mártir da inconfidência mineira.

Ressalta-se que a saga dos Inconfidentes Mineiros, exteriorizada pelo sacrifício do Alferes Joaquim José da Silva Xavier, constituiu-se em valoroso exemplo de cidadania, notadamente por sua inviolável vocação por uma liberdade ainda que tardia, não obstante a pena abominável que fora imposta ao mártir, no fatídico 21 de abril de 1792.

Assinala-se que esse glorioso militar serviu, por quatorze anos, como alferes, no regimento de cavalaria de minas, tendo sido distinguido para o comando dos operosos destacamentos militares de Sete Lagoas e de caminho novo, funções em que demonstrou os verdadeiros sentimentos de disciplina e de ordem, brilhante vocação para as missões policiais-militares e inabalável espírito de liderança.

Ao contrário do que pretenderam os reis de Portugal, no ano de 1792, ao enforcarem o Alferes Tiradentes, a morte do mentor e líder da inconfidência mineira serviria para dar mais vida àquela sublime inspiração, cujo alto preço ele sabia de antemão que um dia teria de pagar.

Tiradentes entendia que cumpria tão-somente o seu dever...

Matou-se o homem, mas não morreram os seus ideais!

A primeira homenagem ao Tiradentes foi feita em Ouro Preto, em fins de 1821, pelo patriota Jorge Benedito Ottoni, vereador da vila do príncipe do Serro do Frio. Exigiu ele, em assembléia das câmaras mineiras, que fosse destruído o padrão de ignomínia ainda conservado no terreno salgado da rua São José, chão da casaarrasada do cabeça da inconfidência. 

A Polícia Militar de Minas Gerais, legítima sucessora de Tiradentes – muito se ufana de sua descendência histórica e se sente imbuída do mesmo ideal que um dia embalou o mártir da inconfidência, ao devotar-se, diuturnamente, ao cumprimento de seu dever institucional, tendo por lema o ideal de proteção e socorro comunitários, em perfeita sintonia com a conduta daquele que personifica, induvidosamente, o maior herói da pátria brasileira.

Quartel em Almenara/MG, 21 de abril de 2013.

José Jorge de Carvalho, Major PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário