domingo, 7 de abril de 2013

Morre o cantor e compositor mineiro Marku Ribas


Artista criou o movimento poliritmia, tirando sons do próprio corpo


Morreu neste sábado, 06.04,13, por volta das 21h30, o cantor e compositor Marco Antonio Ribas, mais conhecido como Marku Ribas. Natural de Pirapora, Vale do São Francisco, no norte de Minas, ele iria completar 66 anos em maio. 
Há cerca de um ano, descobriu um câncer no pulmão. O avanço da doença foi rápido. O músico permaneceu em casa até quarta-feira, quando foi internado no Hospital Life Center. 


Um comunicado foi publicado na página oficial do artista:
O mestre partiu para fazer parcerias celestes. Agradecemos a força, as orações, parcerias e grandes amizades seladas nesses 65 anos de vida e 50 anos de carreira. Esse legado jamais perecerá.
Trajetória artística
Marku Ribas completou 50 anos de carreira no ano passado. Nascido em Pirapora, interior de Minas Gerais, ele gravou seu primeiro disco, Flamingo, em 1966. Ao todo lançou 12 discos de estúdio.
Ao longo de sua carreira, o compositor e cantor tocou com vários famosos como Djavan, Chico Buarque, João Donato, Tim Maia, Marcelo D2, Emílio Santiago, Nara Leão, entre outros.
Em 1984, recebeu convite de Mick Jagger para participar do videoclipe da canção Just Another Night e ainda tocar ao lado dos Rolling Stones, sendo o único brasileiro que tocou a banda inglesa.
Morou na França, Martinica e Jamaica, onde conviveu com Bob Marley.
Como ator, participou do filme Batismo de Sangue, interpretando o personagem Carlos Marighela, militante político baiano que organizou a luta armada contra a ditadura militar, tendo sido assassinado na luta política.
Nome dos mais importantes do meio musical de Minas, criou uma onda que chamou de polirritmia, em que tirava som do próprio corpo. 

Veja alguns videos do Marku Ribas:


Marku Ribas no programa do Jô - YouTube

www.youtube.com/watch?v=GJlpgBZ4td4Share
Sep 13, 2008 - Uploaded by strombolitic
Zamba Bem novamente, desta vez com um trio. Presença de palco magnética.




Mick Jagger Just Another Night participaçao na bateria Marku Ribas ...

www.youtube.com/watch?v=-4yGr0_zleIShare
Jun 20, 2011 - Uploaded by DJ PENA
Mick Jagger Just Another Night participaçao na bateria Marku Ribas-O 




É lembrado pelos amigos de longa data, como Clarice Libânio, do Favela É Isso Aí, como "uma alma criativa, legítimo representante dos artistas, daqueles que persistem por pura doação, necessidade e missão". Deixa a mulher, a ex-jogadora de vôlei Fatão Ribas, e as filhas Júlia e Lira. 

O velório ocorre às 9 horas da manhã deste domingo, no cemitério e crematório Renascer. Marku Ribas será cremado às 16h no mesmo local.

Conheça mais sobre a arte de Marku Ribas, clicando aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário