segunda-feira, 22 de abril de 2013

Duas artesãs do Vale vão expor na ONU, em Nova Iorque

Zezinha de Campo Alegre, em Turmalina, e Juracy, de Diamantina, são as artesãs do Vale que representarão nossa região nos Estados Unidos 





O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE),  e a Associação Brasileira de Exportação de Artesanato (ABEXA), tornam pública no inicio desta semana a seleção das artesãs para a exposição Mulher Artesã Brasileira, a ser realizada na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos, no mês de setembro de 2013. 

Duas artesãs do Vale do Jequitinhonha estarão presentes com seus trabalhos criativos e maravilhosos: Maria José Gomes da Silva, a Zezinha, de Campo Alegre, em Turmalina, e Juracy Borges da Silva, de Diamantina.

Das 15 artesãs selecionadas em todo o Brasil 3 são mineiras, sendo duas do Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais.

Além de investigar o momento atual do artesanato no país, a exposição Mulher Artesã Brasileira propicia às contempladas a oportunidade de aprimoramento profissional por meio de ações formadoras, tais como: ações de difusão através de uma exposição de fotografia e de objetos, participação em uma palestra e divulgação na mídia, dentre outras.
A Artesã Zezinha

Maria José Gomes da Silva, conhecida como Zezinha, nasceu no dia 14 de junho de 1968, na localidade de Campo Alegre, em Turmalina, no Alto Jequitinhonha, Minas Gerais. 
Hoje, mora na comunidade vizinha, Campo Buriti, em Minas Novas, com as duas filhas e o marido, Ulisses Gomes dos Santos,  também artesão. 
Aprendeu a trabalhar o barro com sua mãe, por volta dos 15 anos, mas antes disso já a ajudava no transporte da produção utilitária para a cidade, madrugando nos dias de feira.
Zezinha é uma artista muito requisitada e recebe tantos pedidos de obras que nem sempre tem condições de atendê-los. Suas bonecas, que se caracterizam por traços delicados, também são exibidas no jardim de sua casa. 
Investe parte de seu tempo na decoração de sua casa e do entorno, onde as bonecas podem ser vistas no meio das flores, na ponta dos galhos, nas cerca e até em cima do telhado, atraindo a atenção de todos que por lá passam.
Zezinha faz parte da associação de ceramistas da localidade desde seu início. 

A arte de Zezinha


Mapa Documentário


O SEBRAE divulga as artesãs brasileiras selecionadas, no seu Blog do Artesanato:

NORTE
Maria Marli das Chagas Oliveira – Maraã / AM
Raimunda Nonata Silva – Rio Branco / AC
NORDESTE
Maria Miguel de Oliveira – Várzea Alegre/ CE
Wendy Sherry Oliveira Barros  - Marechal Deodoro / AL
Ivonete de Moura Santana – Camaragibe / PE
Maria das Dores Ramos da Silva – Campina Grande / PB
Raimunda Teixeira da Silva – Teresina / PI
CENTRO-OESTE
Neulione Alves Gomes – Barra do Bugres / MT
Lucileicka da Silva David - Barra do Garça / MT
SUDESTE
Monica Almeida de Carvalho – Rio de Janeiro / RJ
Berenicia Correa Nascimento – Vitória / ES
Juracy Borges da Silva – Diamantina / MG
Maria José Gomes da Silva – Turmalina / MG
Gercina Maria de Oliveira – Arinos / MG
SUL
Elsa Pozzobon Noal – Uruguaiana / RS


2 comentários:

Liz Sampaio disse...

Parabéns à equipe da EMATER Local-Capelinha, pela iniciativa em procurar a artesã para viabilizar a participação da mesma nesse grandioso projeto. E com essa oportunidade poderá mostrar trabalho magnifico das mulheres artesãs do Vale do Jequitinhonha ,além das fronteiras do Brasil!

Maria Elizete Sampaio Pereira
Ext. BES - Projeto Irapé
EMATER_MG

Unknown disse...

Bom dia Zezinha e Juraci, Meu nome e Joana Sagula. Estou nos Estados Unidos a anos em New Jersey região de New York. Sou presidente da " Associacao dos Artesas Brasileiros nos Estados Unidos". Voces enviam seus produtos para ca ou expõe? como seria? Se lhe convem entre em contato comigo joanasagulab@hotmail.com

Postar um comentário