segunda-feira, 15 de abril de 2013

Pedra Azul: Jovem não se cala e bota o dedo na ferida dos coronéis

Manifesto: Carta aos ouvidos alheios

 censura


Acredito que deveria colocar na entrada de Pedra Azul uma placa com os dizeres:

“Ao entrar na cidade, guarde sua inteligência nas malas. Proibido romper as fronteiras da omissão e da ignorância”. Aos que criminalizam a opinião de um mero cidadão, alerto para alguns fatos.

Há milhares de pessoas se espreitando em casebres da nossa cidade, com salários desumanos que não utilizam redes sociais.

Há centenas, talvez milhares, de crianças, adolescentes e jovens que, independente do termo que eu emprego no FACEBOOK, estão se acabando no vício do crack e outras drogas.

Diariamente dezenas de crianças são violadas em seus direitos, e não é preciso Login ou Senha. São essas pessoas que merecem a atenção exacerbada dos Senhores, não os meus caracteres.

Mas se ainda sim julgarem conveniente se atentar a forma como uso, devidamente ou indevidamente, as palavras em minhas postagens, peço um novo favor:

Sejam tão criterioso quanto, em suas campanhas eleitorais, que quase sempre são de um nível ortográfico e um vocabulário que não merecem serem utilizados nem nos lugares mais clichês.

Se vão mesmo ‘punir’ em forma de lei, tudo o que o julgarem afetar ou ofender a ordem e as instituições de governo, façam. Mas façam por completo.

Há desvios e trangressões de conduta acontecendo que ferem a dignidade pública mais do que qualquer postagem que um cidadão de nossa cidade venha fazer.

Indo mais longe, peço que ampliem os horizontes, para irem mais além. Se optaram por serem funcionários do povo, não é possível fugir da opinião pública. Não se pode calar e oprimir tudo que julgarem contrário.

As sementes já foram jogadas ao vento e não se pode mais escolher o que vai ser colhido.

Meus interesses, opiniões e ideologia não mudam de acordo com o período. Assim, a coragem para denunciar problemas públicos que muitos dos senhores aplaudiram durante a eleição, é a mesma que segue a defender causas coletivas, agora reprimidas por alguns.

Acredito não ter ido mais além do que a Constituição Brasileira me garante: A liberdade de expressão. Mas respeito opiniões contrárias…

Se quiserem, podem me processar pelo texto também. Mas lembrem-se que a Justiça deve ser um conceito permanente em uma legislatura, não a use só quando for de conveniência.

Minha vó me dizia que “Sapo Calado, Morre embaixo do pé de Boi”, isso em tempos de coronéis.

Algumas décadas depois, ainda é proibido falar o que a “Boa Fé” dos ouvidos alheios aos nossos não querem escutar.

Publicado no



William Santos Nascimento, o popular Will, é um jovem estudante de Serviço Social, de 22 anos, de Pedra Azul, no Médio Jeuqitinhonha, nordeste de Minas. Ele é líder de diversos movimentos populares, ativista cultural (cantor, compositor, palhaço, ator) e coordenador da Rede de Jovens Comunicadores do Semiárido.
Suas ações e seus textos instigantes e responsáveis incomodam os que se acham donos da voz e das vidas das pessoas  que moram em Pedra Azul.

Leia o comentário do cantor, compositor e poeta do Vale do Jequitinhonha, Paulinho Pedra Azul, no Blog do Wiil:
  
PAULINHO PEDRA AZUL disse:
Me orgulha muito, saber de pessoas como o William! Pedra Azul anda muito carente de pessoas desse nível e com essas preocupações culturais! Grande abraço e parabéns, William! Paulinho Pedra Azul.
  • willsertao disse:
    Muito Obrigado, Paulinho!
    É um prazer ter um comentário seu no meu blog! Acompanho seu trabalho desde criança e sempre que tenho oportunidade estou a presenciar seus shows pelo Vale…
    Forte abraço e parabéns por levar o nome de nossa cidade por este pais inteiro!

4 comentários:

Neilton Lima disse...

É assim que nasce grandes líderes. Com o poder da palavra e sem medo de dizer a verdade, doa a quem doer. Parabéns Will. Sua voz é a vez do jovem do Vale a ser ouvida. Siga em frente!!

Washington Brasil disse...

Me orgulho de ter você como amigo e faça isso porque o povo daqui é muito acomodado!!!

Washington Brasil disse...

Tem que meter o dedo na ferida desses coronéis porque eles não donos da nossa cidade!ESTOU MENTIDO,GENTE???

Washington Brasil disse...

Tem gente que depois da modernidade,comporta-se como se Pedra Azul ainda está naqueles tempos de "Princesa do Sertão".Ora!!!Esse tempo já acabou,e boa parte desses coronéis estão falidos mas mantém a pose daqueles tempos!BASTA!!!!!!!!!

Postar um comentário