sábado, 6 de abril de 2013

UFMG publica dicionário do dialeto rural do Vale do Jequitinhonha


O Dicionário da pesquisadora Carolina Antunes, natural de Turmalina, reúne mais de mil verbetes, muitos coletados pelo projeto em conversas com a população rural; outros extraídos de estudos sobre o Vale do Jequitinhonha


Dicionário do Dialeto Rural no Vale do Jequitinhonha terá duas sessões de lançamento. A primeira, no dia 30 de abril, às 17h, em Belo Horizonte, no Centro de Memória da Faculdade de Letras – FALE/UFMG.

O segundo lançamento será realizado no dia 8 de junho, também às 17h, emDiamantina, no Anfiteatro da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, Campus I.

Em Diamantina o lançamento integra a programação da Jornada Lexical.

Pesquisa

Resultado de um estudo do vocabulário da língua falada na zona rural de municípios do Vale do Jequitinhonha, o trabalho coordenado pela professora Carolina Antunes, docente aposentada da FALE, foi desenvolvido no período correspondente às décadas de 1980 a 2000.

O Dicionário reúne mais de mil verbetes, muitos coletados pelo projeto em conversas com a população rural; outros extraídos de estudos sobre o Vale.

Segundo Carolina Antunes, todos os verbetes trazem algum exemplo concreto de uso, a partir das situações em que tais palavras e expressões foram usadas. Na avaliação da professora, natural de Turmalina, no Vale do Jequitinhonha, “projetos como esse promovem a cultura oral do Vale e valorizam os saberes”.

“Bom sem base é poder encontrar os amigos para um dedo de prosa. O candeeiro, o fifó ou a lamparina poderão iluminar e lhe mostrar o caminho”.

Lançamento do Dicionário do Dialeto Rural no Vale do Jequitinhonha

Belo Horizonte
30 de abril – 17h – Centro de Memória – Faculdade de Letras –2º andar – UFMG – Campus Pampulha

Diamantina
8 de junho – 17h – Auditório Campus I – UFVJM –Rua da Glória, 187, na Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão da  UFVJM

Fonte: UFMG/Polo Jequitinhonha

Nenhum comentário:

Postar um comentário