sábado, 6 de agosto de 2011

Municípios do Vale realizam Conferências da Juventude

Municípios do Vale realizam Conferências da Juventude Alguns municípios do Vale do Jequitinhonha se mobilizam para realizar suas Conferências Municipais da Juventude. Eles atendem à convocação da Conferência Nacional da Juventude e 2 ª Conferência Estadual da Juventude que se realizará em Araxá, no sul de Minas, entre os dias 28 e 30 de outubro.


Para participar é necessário que os municípios mineiros promovam etapas municipais ou regionais, sistematizem propostas e elejam representantes para o encontro estadual.


Até o momento foram programadas 58 Conferências Municipais em todo estado. Do Vale do Jequitinhonha 10 municípios confirmaram suas conferências:
Agosto – Dia 12 – Itamarandiba Regional com a participação de Aricanduva e Itaobim: no mesmo dia Taiobeiras realiza sua municipal. 18 – Salinas; 19 – Veredinha; 23 – Virgem da Lapa; 25 – Franciscópolis; 26 - Porteirinha.
Setembro - Dia 2 - Fruta de Leite; 8 - Presidente Juscelino e no dia 15 Rio Vermelho.


Em Minas Gerais, a organização das Conferências tem a coordenação da A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), por meio da Subsecretaria da Juventude. Organização Nacional
A Secretária Nacional da Juventude Severine Macedo destacou a importância da nova Conferência para fortalecer a política juvenil, que deve definir claramente quais são os direitos dos jovens e criar instrumentos que garantam o seu cumprimento pelos governantes, em nível federal, estadual e municipal.
Nesse sentido, ela destacou a importância dos parlamentares aprovarem o Plano Nacional e o Estatuto da Juventude, em tramitação na Câmara dos Deputados.


A senadora Lídice da Mata (PSB/BA), lembrou que embora a Constituição de 88 não tenha consagrado o jovem como sujeito de direitos, a Carta Magna assegurou a participação política desse público, permitindo-lhe o voto a partir dos 16 anos. A senadora ratificou a relevância da 2ª Conferência Nacional de Juventude, que acontece sob novo cenário e novos desafios, incluindo temas priorizados na gestão da presidenta Dilma Rousseff, como é o caso da educação e da erradicação da extrema pobreza.

Mais informações sobre a Conferência podem ser obtidas junto à Comissão Organizadora Nacional, pelo email conferencia.juventude@planalto.gov.br, pelo site
www.juventude.gov.br .

Organização estadual: mg.juventude/conferencia-estadual

Um comentário:

COMJUVE disse...

Fique por dentro sobre a #2ConfJuv de Taiobeiras no blog www.comjuvetaiobeiras.blogspot.com.


Saudações Juvenis!


BRUNA LOPES SENA
Presidente do Comjuve Taiobeiras

Postar um comentário