Gastronomia, Artesanato, Musicalidade e Xadrez
Hélio Silva
Foto: Loja Proart de CapelinhaHélio Silva
Depois de vários anos de sonhos, Capelinha começa a despertar para sua Cultura local. Proporcionando três opções diferenciadas de cultura, a cidade agora conta com uma loja de Artesanato, Bar Gastronômico e o CriaSom Instituto Cultural.
Por coincidência, os três locais estão próximos o que está fazendo com que a região seja conhecida como “Área da Cultura” e deve ganhar mais adeptos com o interesse de diversos segmentos culturais cogitarem Inaugurações e mudanças para esta área.
Foi por isso, que o Jornal A Cidade foi conhecer estes locais e hoje em primeira mão, está convidando o leitor para uma abertura dos novos espaços culturais de Capelinha.
Loja da Proarte Supera Expectativas
Depois de muita luta, a recém inaugurada loja de Artesanato em Capelinha já é sucesso em vendas superando as expectativas e gerando renda para os Membros da Associação ProArte que tem como Presidente Vicência Magalhães, que há anos vem sendo destaque em promover a Cultura de Capelinha.
Com o apoio da Prefeitura, Artesãos da de Capelinha mostram o que sabem fazer de melhor, trazendo um pouco do artesanato para os Capelinhenses e visitantes.
Quem deseja decorar sua casa ou presentear alguém, vai encontrar uma linha diversificada de produtos e utensílios cotidianos. Bolsas, Potes,Copos, Arte em Barro, Colchas de retalho e Viola são alguns dos produtos que você encontrará na Loja da Proarte.
O Local que está localizado em frente à Assistência funciona à rua capitão Clementino, 113 no Centro de Capelinha de Segunda a Sábado de 08:00 ás 17h00.
Música, Xadrez e Luthearia
“O antigo ainda é novo”, é com essas palavras que o Proprietário do Instituto Cultural CriAsom, Leonar Barbosa, define os 4 meses de funcionamento do espaço.
Foto:Instituto Cultural CriAsom
Com o intuito de criar acessibilidade Musical, Cultural e Artistica para a população de Capelinha, o local agrega várias atividades que vão desde o Jogo de Xadrez até a Construção de um instrumento musical.
O Curso de Lutheria apoiado pelo Banco do Nordeste conta com 12 alunos que durante 3 dias na semana dedicam parte do seu tempo para conhecer o oficio da construção de instrumentos artesanalmente com acabamento e resposta sonora de grandes Luthiers. Criando também senso critico através do Xadrez que vem ganhando a cada dia mais adeptos, vários jogadores da cidade se encontram no espaço para aperfeiçoar suas técnicas e aqueles que ainda não conhecem sempre contam com o auxilio de aprendizagem do instrutor Luis Felipe.
A Música também tem espaço especial no Criasom desde o espaço para a interação até á formação disponibilizando instrumentos para visitantes que desejam desconstrair-se musicalmente. A Formação conta com os melhores Profissionais da área, sendo o Cantor e Compositor Jederson Cordeiro, Guitarristas Pedro Deon e Dione Luiz.
Para quem quiser conhecer o Instituto CriaSom, a casa está localizada à rua Juscelino Barbosa, 74 no centro de Capelinha.
Postado no Blog Jornal A Cidade, de Capelinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário