sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Berilo: Produção de abacaxi evita êxodo rural de 80 famílias de agricultores familiares

A TV Record publicou uma reportagem, no dia 26 de dezembro de 2019, sobre a produção de abacaxi em Berilo, no Vale do Jequitinhonha. 
Leia o texto abaixo com dados da reportagem e outras informações acrescentadas pelo Blog. Depois, assista o video.


"No Vale do Jequitinhonha, a época é da colheita do abacaxi. A região que foi considerada uma das mais pobres do país, hoje exporta o abacaxi, fruta que vem ajudando principalmente a evitar o êxodo rural.

Wesley Reinaldo Pereira produz abacaxi há 30 anos. Sua pequena propriedade rural fica em Berilo, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas. Dali, saem no período de safra, de novembro a janeiro, cerca de 40 mil frutas. Wesley diz: “Pra nós,  é tudo, né? É uma lavoura que não depende de chuva. Graças a Deus, o abacaxi é tudo aqui pra nós”.

Por causa da colheita do abacaxi, homens que, até pouco tempo, passavam até 6 meses longe dos filhos e da mulher, porque trabalhavam em outro estado, hoje, já não saem mais. Oitenta famílias do município de Berilo, na região de Alto Bravo, Cardoso e Capão, no distrito de Lelivéldia, vivem do cultivo da fruta.


O abacaxi é plantado em uma área equivalente a 400 campos de futebol. É uma produção anual que hoje ultrapassa a dezenas de toneladas que ajudaram a reunir pais e filhos. O sustento fica pertinho de casa. É o caso do Júlio Quirino, que, durante anos, se dividiu entre o corte de cana no interior de São Paulo e a colheita do café, no sul de Minas.  Eram poucos dias ao lado da família. Hoje, ele não precisa mais sair de casa. O trabalho está bem ali. “ O abacaxi é bom pra todo mundo, né? Pra quem é produtor, pra quem ajuda no trabalho do vizinho. A gente fica perto da família que é muito melhor, né?”, Júlio declarou.

Jovano Pereira dos Santos também trocou o trabalho assalariado no corte de cana  pela produção da cultura do abacaxi e levou toda a família para ajudar na lavoura. Ele disse o seguinte: “ Se não fosse o abacaxi não tinha como se virar. O abacaxi dá uma fontezinha de renda pra gente aqui. O abacaxi é muito bom. Eu não pretendo largar o abacaxi”.

O abacaxi produzido no Vale do Jequitinhonha é vendido em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Parte dessa produção é exportada para a Argentina. Ailton Ferreira Lima, comerciante de Guanambi, no sul da Bahia, compra direto dos produtores. Pelo menos, uma vez por semana, ele busca 3 mil frutas, na região de plantio. Sai com o caminhão carregado. Ele diz que o abacaxi de Berilo não tem trabalho de vender. Vai chegando, rapidinho, vende tudo. Segundo ele, é um produto muito bom no mercado.

O abacaxi produzido em Berilo é da variedade pérola. É muito doce, tem menos acidez, podendo ser consumido in natura. Não é próprio para fazer suco. O técnico agrícola da Emater, Milton Machado, acredita que a secura do solo e o calor da região ajudam a deixar a fruta mais saborosa. “Além de diminuir a acidez ajuda a controlar a incidência de pragas e doenças”, afirma ele."

Veja o video da TV Record:


abacaxi perola
Características do abacaxi pérola
abacaxi pérola é uma variedade do abacaxi que pertence à família “Bromelianceae”. O abacaxi pérola tem nome cientifico idêntico ao do abacaxi, isto é, “Ananas comosus” e sua origem remete à América do Sul. A fruta hoje é cultivada em várias partes do mundo devido ao fato de ter caído no gosto de todas as culturas.

O abacaxi pérola tem como características uma polpa amarelo-pálida e sabor bem marcado e doce, porém, não muito ácido. Sua casca é esverdeada mesmo quando o fruto está maduro, sendo que pode ser preciso apertá-lo levemente para saber se ele ainda está verde (duro) ou maduro (macio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário