sexta-feira, 6 de maio de 2011

Governo de Minas lança Agenda Social

Governo de Minas lança Agenda Social e foca norte de Minas
Vale do Jequitinhonha é a cereja do bolo. Norte-mineiros controlam o bolo, o Comitê de Coordenação.
Com base no Censo 2010, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Governo Federal informou que 16,27 milhões de pessoas vivem em situação de extrema pobreza no País. De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira (03/05), dentro deste grupo de brasileiros, 7,59 milhões (ou 46,7%) vivem em áreas rurais.

Segundo o Governo de Minas são estes dados que o levam a procurar investir nas regiões mais pobres do Estado. O governador Antonio Anastasia criou a Agenda Social para as Regiões dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas, por meio de decreto publicado também nesta segunda-feira, 02.05, no Diário Oficial do Estado.

Coordenação
O objetivo da Agenda Social é planejar e coordenar a execução das ações sociais do Governo de Minas, visando a inclusão e o desenvolvimento de localidades onde se concentram famílias em condições de vulnerabilidade social.

A gestão e a coordenação da Agenda Social estão sob responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas, juntamente com a Assessoria de Articulação, Parceria e Participação Social da Governadoria. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão será responsável pelo monitoramento da execução das ações.

Ao comentar os números do IBGE, o secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira, ressaltou detalhe estatístico importante: “O citado grupo de 7,59 milhões de pessoas em estado de extrema pobreza está ‘diluído’ em apenas 15% da população geral brasileira, são os que vivem em áreas rurais. Os outros 8,67 milhões de habitantes extremamente pobres (53,3%) vivem em área urbana, estando ‘diluídos’ em 85% da população. Portanto, proporcionalmente, a população rural é bem mais atingida pela pobreza extrema.”

Estratégia
O governador Anastasia destaca que o compromisso com o Norte de Minas e os Vales do Jequitinhonha e Mucuri é estratégico, porque o desenvolvimento dessas regiões beneficia todo o Estado. “Na verdade, estamos dando continuidade ao esforço que o Governo de Minas fez ao longo dos últimos anos para desenvolver as regiões mais pobres do Estado e diminuir as diferenças regionais”, afirma o governador.

Decreto
Pelo Decreto Nº 45.593, os órgãos e entidades da administração direta e indireta deverão priorizar, anualmente, pelo menos cinco ações direcionadas para essas regiões. Caberá ao Comitê do Norte de Minas, criado pelo Decreto 45.584, de 8 de abril de 2011, propor ações sociais aos órgãos e entidades da administração pública, analisar e aprovar a indicação de localidades a serem incluídas na Agenda Social, levando em consideração os indicadores de desenvolvimento humano e vulnerabilidade social.

As atividades serão desenvolvidas em articulação com a Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais, conforme estabelecido pela Lei Delegada 180, que prevê a integração de órgãos e entidades da administração estadual, agrupando-os em áreas temáticas básicas.

O Comitê do Norte de Minas é integrado pelas secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Desenvolvimento Social, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Saúde, Trabalho e Emprego, Transportes e Obras Públicas, Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas e o Sistema de Defesa Social.
Fonte: Agência Minas



Comentário do Blog do Banu:

Estes governantes acham que nós, do Vale do Jequitinhonha, somos idiotas. Esta Agenda Social será toda voltada para o norte de Minas. As migalhas serão oferecidas aos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Mas, para falar de investimento social o Vale e seu povo serão sempre lembrados para dourar a pílula, para enganar trouxas.

Estou convencido disso, por apenas duas razões: o tal Comitê do Norte de Minas é formado por dois deputados estaduais de Montes Claros ( Carlos Pimenta e Gil Pereira) candidatos a prefeito da sua cidade. A votação dos dois é quase totalmente concentrada lá no norte. Eles não conseguem fazer política por atacado, enxergando a mata inteira, focando em todos. Só fazem política a varejo, escolhendo a árvore, o seu eleitor. E este está lá em Montes Claros e arredores.



A segunda razão: o citado decreto 45.584 não cita nada dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tudo que está lá escrito fala em ações para o norte de Minas e Rio Doce.
Leia aqui e confira: http://www.fiscolex.com.br/doc_20744441_DECRETO_N_45584_DE_8_DE_ABRIL_DE_2011.aspx


Os 8 anos do Governo anterior, em que Anastasia participou e dá continuidade, Aécio fez propaganda com os programas sociais do governo federal como se política sua fosse. Assim, os programas federais eram rebatizados aqui com a sua chancela. Brasil Alfabetizado era Cidadão Nota Dez, e por aí vai.

Quanto foi investido no combate à fome e à miséria? Qual o percentual do orçamento?

Qual o valor que o Governo Anastasia investirá nesta área?

Quero queimar minha língua e ver muitos investimentos reais no Vale.

Se assim acontecer, baterei palmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário