quarta-feira, 2 de março de 2011

Sedvan busca apoio para construção de barragens

Sedvan busca apoio para construção de barragens
Escassez na oferta de recursos hídricos continua sendo uma das mais fortes restrições ao desenvolvimento
O Secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira, reuniu-se nesta quarta, dia 23, em Brasília, com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para solicitar o apoio para viabilizar a implantação de barragens no norte e nordeste de Minas. Os projetos apresentados foram: Projeto Jequitaí, barragem de Congonhas e barragem de Vacarias.

Durante o encontro, o secretário ressaltou que a escassez na oferta de recursos hídricos nas regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais continua sendo uma das mais fortes restrições ao desenvolvimento local.

– Existem bons projetos de construção de barramentos que muito podem contribuir, para a superação das dificuldades hídricas regionais – afirma.

Ao final da reunião, o ministro Fernando Bezerra firmou compromisso com o secretário Gil Pereira para atendimento do pleito.

Barramentos
O projeto Jequitaí prevê a construção de dois barramentos em concreto para a geração de 20,0 MW de energia e a irrigação de 35 mil hectares. Com o custo de U$ 250 milhões, após sua conclusão o projeto poderá gerar uma produção acima de 60 mil toneladas por ano, principalmente em fruticultura, e criar cerca de 30 mil empregos diretos e 60 mil empregos indiretos.

Já a barragem de Congonhas irá beneficiar diretamente os municípios do norte: Montes Claros, Juramento e Francisco Sales; e os do Jequitinhonha: Cristália, Botumirim, Itacambira e Grão Mogol.

A Barragem de Vacarias tem potencial para suprir a demanda de grandes projetos mineração do município de Grão Mogol.


Fonte: Canal Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário