terça-feira, 29 de março de 2011

Santo Antônio do Jacinto reforça a guerra contra dengue

Santo Antônio do Jacinto reforça a guerra contra dengue Com o objetivo de mobilizar os alunos das escolas públicas e a comunidade para o combate e os cuidados em relação à dengue, a Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Jacinto, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas, em parceria com a Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, Projovem, Polícia Militar e das igrejas locais, realizou no dia 24 de março, uma passeata pelas principais ruas da cidade, com apresentações de paródias, produção de textos e coreografias.

O Secretário Municipal de Saúde, Arlan Lima, agradeceu a participação de todos os parceiros envolvidos e afirmou que o evento cumpriu com o seu objetivo.


“Conseguimos chamar a atenção da população para o problema da dengue e despertar nas pessoas uma mudança de comportamento, mostrando para elas o quanto é importante a participação de todos”, disse.


Ainda segundo o Secretário, o município vai continuar realizando as ações de combate à dengue durante os próximos meses, pois o combate à dengue não pode parar. “Assumimos aqui o compromisso de continuar nessa guerra contra a dengue e parabenizamos mais uma vez nossa população que nos deixou bastante orgulhosos nesse dia”, completa.


Como forma de prestigiar os alunos pelo envolvimento deles no evento, o município irá premiar com troféus, no dia 28 de março, todas as escolas que declararam guerra contra o aedes aegypti.


A coordenadora da atenção primária do município, Júnia Darth, acredita que atitudes como essa colaboram para que os alunos se motivem.


“A participação dos alunos foi muito importante. Iniciamos o nosso evento com carros de som tocando a música Xô Dengue, exibimos cartazes elaborados pelos alunos e profissionais de saúde. Os que não desceram na passeata estavam nas calçadas entusiasmados e dando apoio ao evento. Tivemos apresentações belíssimas e criativas. O evento superou as minhas expectativas e acredito que estamos no caminho certo para vencer a dengue”, opina.


Já a autoridade sanitária da Vigilância Epidemiológica e Ambiental e referência técnica em mobilização social da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, Zeilzia Silva, ressaltou que Santo Antônio do Jacinto está engajado na guerra contra a dengue.


“Em 2009, Santo Antônio do Jacinto era um dos municípios prioritários devido à grande quantidade de casos notificados e hoje, vem desenvolvendo um trabalho de mobilização que está impactando diretamente na redução dos casos notificados”, analisou.


Autor: Allan Campos, www.saude.mg.gov.br/noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário