sábado, 19 de março de 2011

“Lá não tem nada, só cerrado!”

“Lá não tem nada, só cerrado!”
Fonte: Blog Lenise Garcia
A frase, acreditem, é do Ministro da Agricultura, Wagner Rossi. Destacada pela Renata lo Prete, eu vi a citação no blog do Noblat:

Nadinha

Renata Lo Prete, O Globo

"Wagner Rossi , Ministro da Agricultura, causou espanto em reunião do “Conselhão”, no dia 02.03, ao dizer que a expansão da fronteira agrícola para Maranhão, Tocantins , Piauí e oeste da Bahia não tem impacto ambiental nenhum. Isso porque, segundo o ministro, “lá não tem nada, só cerrado”.

Os comentários no blog também evidenciam a pouca compreensão que muitos brasileiros tem das questões ambientais. Penso que parte da culpa é dos ambientalistas – comento abaixo – mas, se é algo compreensível em pessoas pouco informadas, acho imperdoável para um Ministro de Estado. Não por acaso a discussão sobre o Código Florestal promete esquentar.

Há alguns anos, houve um debate acalorado e muito interessante no fórum online da disciplina Educação Ambiental Sustentável, que ministro pela internet na UnB. Um estudante fez uma observação sobre a “beleza da natureza”, e eu perguntei se a natureza deveria ser preservada porque era bela, ou se um bioma menos bonito, como o cerrado, também precisava ser preservado.

O debate esquentou, inclusive, questionando a colocação de que o cerrado não seja bonito, e devo dizer que também penso que há partes lindíssimas. Mas o fato é que o “marketing ambientalista” realmente mostra as “maravilhas” visuais da Amazônia e do Pantanal, e acaba passando a impressão de que esses biomas devem ser preservados porque são bonitos.

Então, sobra para o cerrado. Ele é hoje considerado um hotspot, uma das áreas do mundo em que é mais importante a preservação da biodiversidade.

Talvez seja bom oferecermos um curso de Educação Ambiental para o Ministério da Agricultura…

Postado por Fernando Gripp, no Passadiço Virtual, de Diamantina, uma das áreas do cerrado com muita coisa. O Ministro precisa conhecer o cerrado, conhecer o Brasil.

Sobre Lenise Garcia
Professora do Instituto de Biologia e do Mestrado em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília. Interessada em formação de professores e divulgação científica, especialmente com o uso de tecnologias e comunidades virtuais.


Comentários no Blog lenisegarcia.wordpress.com
"Mas que absurdo! O cerrado não só é belo, como importantíssimo para o equilíbrio ecológico. É um ecossistema muito importante!
Para ser ministro deveria pelo menos entender um pouco de leis ambientais e de meio ambiente! A expansão agrícola continua sendo uma grande ameaça, não somente ao cerrado, mas também a outros ecossistemas. E tem que ser detida!"

"Ainda pior do que o Ministro da Agricultura não entender de meio ambiente é ele não entender de agricultura. Se entendesse, faria coro às análises de que o Brasil não precisa derrubar sequer um hectare de mata nativa para aumentar sua produção agrícola. E assim substituiria o discurso da expansão da área agrícola pela do aumento da produtividade, competitividade e aproveitamento de áreas degradadas".

"Nasci e cresci em Brasília. Quando criança, a palavra “Cerrado” era quase um sinônimo de “lixão”. Pasmem, mas era assim que as pessoas diziam quando precisavam se livrar de entulhos ou dejetos indesejáveis: “Que troço é esse menino, joga isso no Cerrado!..”. Muitas vezes tinha um significado xulo ou pejorativo, ligado a pessoas marginalizadas, malfeitores e mulheres vulgares… que se prostituiam no Cerrado…
Era comum no início da construção de Brasília, migrantes sem condições fazerem barracos no Cerrado nativo, era semelhante a “morar em baixo da ponte” ou em favelas.
A frase do ministro não me surpreende".

"Pior que “campo sujo” é mesmo um termo técnico, que designa vegetação baixa, com árvores esparsas. São as árvores que “sujam” o campo… Mas você tem razão, para um leigo o uso do termo pode passar uma impressão totalmente diferente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário