sábado, 19 de março de 2011

Lula prefere não ir a almoço com Obama


Lula prefere não ir a almoço com Obama
Fernando Henrique, Itamar Franco e Fernando Collor aceitam chamado do Itamaraty para encontro com presidente dos Estados Unidos em Brasília
Por Redação da Rede Brasil Atual
Lula chegou a ser chamado de 'o cara' por Obama, mas nunca escondeu a insatisfação com a posição dos EUA no caso iraniano (Foto: Ricardo Stuckert. Arquivo da Presidência)

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva recusou o convite para comparecer ao almoço oferecido pelo Brasil ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, neste sábado, 19.03.

De acordo com a assessoria de Lula, a recusa deve-se à análise de que o encontro é adequado apenas para os atuais chefes de Estado. Além dele, Fernando Henrique Cardoso, Itamar Franco e Fernando Collor foram convidados e todos confirmaram presença no encontro.

O Blog Os Amigos do Presidente Lula defende a posição do líder petista, indicando que o comparecimento ao almoço só faria sentido se Obama fosse anunciar um bom desfecho para alguma das negociações travadas com o governo brasileiro anterior.

“Lula é ciente da responsabilidade de seu papel e de sua dimensão política. Haveria um gesto carregado de simbolismo político se ele fizesse uma distinção especial ao presidente dos EUA e não fizesse o mesmo às dezenas de presidentes africanos, latino-americanos e asiáticos que visitam o Brasil”, resume o blogue.

Após deixar a Presidência da República, em 1º de janeiro, Lula já viajou uma vez para a África, continente que pretende ter como foco em sua atuação política nos próximos anos.
O aprofundamento das relações entre o Brasil e os países africanos foi um dos pontos-chave de sua política externa e o ex-presidente considera fundamental que as nações mais ricas resolvam a dívida histórica que têm com aquele continente.

Quanto aos Estados Unidos, a corrente de comércio aumentou bastante nos últimos oito anos e, embora a China tenha assumido a condição de maior parceiro comercial brasileiro, o fluxo de capitais chegou a US$ 46 bilhões em 2010. O Brasil é o oitavo destino das exportações estadunidenses.

Lula sempre deixou clara a simpatia pelo processo de mudança que esperava ver na nação do Norte com a chegada de Obama ao comando.


O presidente dos EUA, por sua vez, demonstrou apreço pelo brasileiro, chamando-o publicamente por 'o cara'.


Por outro lado, o ex-presidente demonstrou irritação com a recusa de Washigton ao acordo negociado pelo Brasil em torno do programa nuclear iraniano. Na ocasião, Lula mostrou que acertou com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, exatamente os pontos que haviam sido exigidos pela Casa Branca.

Em várias vezes ao longo da gestão de Lula, Obama esteve por vir ao Brasil, mas a viagem nunca se concretizou, especialmente por conta do atribulado cenário interno estadunidense em meio à crise financeira internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário