sexta-feira, 11 de março de 2011

Divisópolis: Estudantes na guerra contra dengue

Divisópolis: Estudantes na guerra contra dengue
Escolas de Divisópolis recrutam alunos na guerra contra a dengue
Com o objetivo de mobilizar as crianças e adolescentes da rede pública de ensino sobre a importância do combate diário à dengue, as secretarias Municipais de Saúde e de Educação do município de Divisópolis, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas, realizaram de 28 de fevereiro a 03 de março, uma série de eventos nas escolas municipais para que os alunos participassem, efetivamente, da guerra contra a dengue.

A diretora da Escola Municipal, Maria Angélica Rocha, Renata Oliveira, explicou que os alunos, com o auxílio dos professores, fizeram cartazes para serem colocados nos lojas da cidade. “Essa experiência foi muito positiva, pois os próprios alunos fizeram os cartazes, usando a criatividade. Em seguida, convocamos os nossos alunos para saírem às ruas com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância de combater à dengue”, disse.

Já a supervisora da Escola Municipal Petronília Petinga Meireles, Jaciara Correia, frisou que as ações de combate à dengue irão continuar, com a reunião dos alunos para fazer uma avaliação dos eventos que foram realizados. “Amanhã iremos reunir os alunos em grupos, que irão fazer apresentações sobre o que aprenderam sobre a dengue durante essa semana em que nos envolvemos com essa temática. As apresentações podem ser feitas através de poemas, desenhos, textos informativos ou dramatizações”, detalhou.

Mutirão de limpeza
Logo após a passeata com os alunos, que aconteceu no dia 3 de março, a Secretaria Municipal de Saúde recrutou os seus agentes comunitários de saúde e de endemias para realizarem um mutirão de limpeza em pontos estratégicos da cidade.

A autoridade sanitária da Vigilância Epidemiológica e Ambiental e referência técnica em mobilização social da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, Zeilzia Silva, ressaltou a importância do papel dos agentes de saúde. “As ações de educação em saúde que são realizadas diariamente são fundamentais, pois tem como objetivo a mudança de hábito da população por meio da incorporação de práticas e atitudes que ajudem a prevenir e controlar a dengue e a adoção de práticas para a manutenção do ambiente domiciliar preservado da infestação do Aedes Aegypti”, defendeu.

Ainda, segundo Silva, a GRS Pedra Azul tem feito um bom trabalho de mobilização social, intensificando as ações durante o período de verão, pois sabe que o clima quente favorece a proliferação do vetor.

“Para afastar o mosquito e diminuir a incidência da doença é fundamental que a população tenha o cuidado de manter ruas e casas limpas e não deixar água parada. É preciso que todos participem, pensem juntos e busquem estratégias para engajar a população na luta permanente, observadas a sazonalidade da doença e as realidades locais quanto aos principais criadouros. É importante, também, estimular a cidadania e inclusão da comunidade nas decisões das ações em saúde que devem ser integradas com os diversos segmentos sociais”, acredita.

Já o coordenador de Epidemiologia e de Vigilância Sanitária de Divisópolis, Rodrigo Prates, destacou que o município tem realizado diversas ações preventivas com o objetivo de evitar que as larvas do mosquito se desenvolvam.


“Nós já realizamos o levantamento de índice de infestação do Aedes Aegypti para saber o risco que temos com relação à dengue e estamos concluindo o primeiro tratamento focal para evitar que a larva se desenvolva. Além disso, realizamos com frequência passeatas e mutirão de limpeza para que a população possa ser sensibilizada”, finalizou.

Com informações da Agência Minas e www.saude.mg.gov.br/noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário