terça-feira, 15 de março de 2011

Tchoukball, o esporte da paz em Almenara

Tchoukball, o esporte da paz em Almenara
Novo esporte é um jogo de equipe combinando os esportes: Voleibol, Handebol e Pelota Basca

Algumas modalidades esportivas coletivas, trabalhadas e desenvolvidas em âmbito escolar e de alto rendimento estão relacionados ao contato físico e as possíveis lesões causadas em decorrência da sua pratica. Sendo assim, boa parte dos alunos de escolas e atletas demandam determinados cuidados nas praticas esportivas( handebol, futsal, etc..).

Mediante esses cuidados e pensando em evitar possíveis lesões, em meados de 1970, um médico suíço, Dr. Hermann Brandt, criou uma nova modalidade esportiva, sem a utilização de contato físico e com o objetivo de ser uma ferramenta para trazer a paz às equipes.

Esse esporte é o Tchoukball (pronuncia-se chukebol). O Tchoukball está em processo de inserção no município de Almenara, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas. A modalidade está sendo ensinada e desenvolvida na Escola Municipal Corina Ferraz de Brito com alguns alunos das séries finais do ensino fundamental.

Sobre o Tchoukball: o nome vem da união de "tchouk", o barulho que a bola faz ao bater no quadro, e "ball", bola em inglês.

Na década de 1980, o esporte se desenvolveu principalmente em Taiwan (onde hoje é o terceiro esporte mais popular).
Para jogar Tchoukball é necessário de 02 (dois), “quadros de remissão” oficiais do Tchoukball e 01 (uma) bola de handebol.

*O jogo desenrola-se com duas equipes de 09 (nove) jogadores.

*Os quadros (ambos poderão ser usados pelas duas equipes para efeito de finalizações, uma vez que no Tchoukball não existe um campo determinado para as mesmas) estão disponíveis 01(um), a cada extremidade (central da linha de fundo), do terreno de jogo e cercado por uma área frontal ou zona proibida em forma de um meio círculo de 03 (três), metros de raio.
*A equipe que possui a bola dispõe de 03 (três), passes no máximo antes de arremessar a bola sobre um dos quadros de remissão.

*A outra equipe procura colocar-se de maneira adequada para poder recuperar a bola após ser ricocheteada pelo quadro de remissão, antes que a mesma entre em contato com o solo.

*Durante toda a partida, os jogadores de ambas às equipes não tem o direito de constrangerem ou interceptar a bola no ato de suas ações respectivas, sejam de ataque ou defesa.

Contatos para demonstrações em escolas (33) 8804-8314, com Prof. Jannerson Joe

Nenhum comentário:

Postar um comentário