quinta-feira, 10 de março de 2011

Reflorestadora vai plantar 60 milhões de árvores nativas e exóticas no Vale

Reflorestadora vai plantar 60 milhões de árvores nativas e exóticas no Vale
Penha de França, em Itamarnadiba, receberá os primeiros plantios
Pedro Afonso
Vista parcial de Penha de França, em Itamarandiba
Sessenta milhões de mudas de árvores nativas e exóticas, de 2.011 até 2.015. Este é objetivo da Florestal Brasil S/A, sociedade anônima criada em Itamarandiba, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, com o intuito de promover o desenvolvimento de práticas sustentáveis na região.

De acordo com o Prof. Antônio Monteiro - administrador e sócio-fundador da sociedade empresária, através do Sistema Santa Fé Agroflorestal, que reúne diferentes conhecimentos e técnicas acerca de plantio sustentáveis e em conformidade com a legislação ambiental, bem como à disciplina afeta em termos mundiais - a inovação é que vamos capturar 100 toneladas de carbono por hectare e formar uma carteira de "créditos" de carbono negociáveis pela ONU, em conformidade com as regras do Protocolo de Kioto, trazendo recursos de fora.

Em Itamarandiba, estão previstos a implantação de 10 (dez) cultivares, a fim de atingir o objetivo da sociedade empresária que buscará pesquisar, conservar e replantar florestas, sejam as legais, por força de lei, assim como as comerciais para gerar emprego e renda às comunidades. Dois dos dez cultivares já se encontram em fase de implantação, o primeiro será na cidade de Itamarandiba e o outro no Distrito de Penha de França, incrustado na Serra do Espinhaço.


O projeto prevê o plantio de 5 (cinco) milhões de mudas naturais e exóticas nas nascentes e recomposição de matas ciliares de Penha de França, além de impulsionar práticas sustentavéis agregando a comunidade em um novo paradigma, o da sustentabilidade simbiótica.

Assim, a expectativa é que mais 55 milhões de mudas sejam plantadas partindo do sul ao norte do município de Itamarandiba.

Ainda segundo o Prof. Antônio, após anos e anos de muita pesquisa e esforço, foi possível conquistar a ousadia do projeto e agora temos o desafio de implementá-lo no Vale do Jequitinhonha. A Florestal Brasil S/A ainda disponibilizará cursos para comunidades, instituições, empresas e prefeituras do Jequitinhonha interessadas na tecnológia do sistema Santa Fé Agroflorestal.

Para obter novas informações sobre o empreendimento: e-mail ojardineiro.co@hotmail.com ou ainda pelo telefone (38)9199- 9404.

Foto reproduzida: Penha de França por Ernane Frois.

Um comentário:

Universidade dos Espíritos Aprendizes disse...

Bom dia Álbano.
Feliz e emocionada de ver uma foto da cidade de Itamarandiba arborizada.
Nasci na Cidade,meus pais tinha fazenda no município de Itamarandiba.
Estudei em Capelinha.
Conheço Sao Caetano,Mendonça,Veredinha.
Construi minha vida em Sao Paulo.
Gostaria que postasse mais fotos e informasse orkute e blog.
Fraternas Recordações.
Creusa

Postar um comentário