quarta-feira, 2 de março de 2011

Noite da Viola: Violeiros de Lelivéldia dão show em Berilo

Noite da Viola: Violeiros de Lelivéldia dão show em Berilo
Em pé: Peixoto ao violão, Alcides no vocal e Samuel na viola. Sentados: Domingos e Tiaguinho
Um grupo de violeiros de Lelivéldia, distrito de Berilo, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, deu show na noite desta terça-feira, 01.03, em comemoração ao 48º Aniversário de Emancipação de Berilo.

Em apresentação que surpreendeu os apreciadores da música de raiz, eles apresentaram um vasto repertório de catira, do rasqueado, batuques, samba mineiro, das rancheiras, de canções românticas, guarânias e do côco mineiro.

Formado a pouco mais de 4 meses, o grupo musical de 7 violeiros se revezavam nos vocais e nas batidas da viola de 10 cordas, violões e teclados, dando um brilho especial à praça Dr Antônio Carlos, recentemente reformada.
O grupo é formado por Domingos de Jacinto, o Mestre da Viola; ao violão, Peixoto, Zé Nelson e Tiaguinho; Silvano nos teclados; Alcides no vocal, e Samuel da Irapé com a viola de 10 cordas.

Um destaque especial foi a apresentação do violeiro Samuel - exímino violeiro de Três Marias, que trabalha na Barragem de Irapé - que fez brilhantes solos e batidas de acompanhamento de músicas diversas, deixando as pessoas embevecidas, puxando aplausos entusiasmados.
Junto com ele, Domingos de Jacinto, de Lelivéldia, fez a viola chorar, gemer e arrepiar, tirando sons maravilhosos de se ouvir e sentir.
O repertório apresentou músicas de Almir Sater, Tonico e Tinoco, Renato Teixeira, João Mineiro e Marciano e muitos outros.
Zé Nelson, ao violão, e Silvano nos teclados
No final, pediram desculpas por não ter tido tempo para ensaios e se preparado melhor.
O público reconheceu que o grupo está bem afinado e em condições de se apresentar mais vezes, fazendo bonito e valorizando a música de raiz.

Muitos presentes sugeriam a apresentação do grupo na Festa de Nossa Senhora dos Pobres, nos dias 30 e 31 de maio.

Parabéns aos organizadores e componentes deste mais novo grupo de violas do Vale do Jequitinhonha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário