sábado, 1 de dezembro de 2012

Angelândia: Mestre Tião Chaves e seus instrumentos para Bandas de Taquara


Mestre na fabricação de instrumentos rústicos mantém viva a tradição 


mestre2 300x225 Mestre na fabricação de instrumentos rústicos mantém viva a tradição em Angelândia MGSebastião Batista Chaves ," o Mestre Tião Chaves, " 57 anos de idade , casado e morador no Povoado de Santo Antônio dos Moreiras, município de Angelândia MG , no Alto Jequitinhonha ; é um Gênio na fabricação de Instrumentos Musicais Rústicos das tradicionais Bandas de Taquara da região, e dos municípios de Angelândia , Capelinha e Minas Novas; e porque não dizer, de todo o Vale do Jequitinhonha .
"Tião Chaves " , é o pioneiro na arte de fabricar Instrumentos Musicais , e outros apetrechos artesanais, para as Bandas de Taquara da Região .
Ele fabrica : Flautas , Caixa , Caixa Zabumba , Chic.Chic , Reco.Reco, Berimbau , Pandeiro , e até Viola .
Além de Instrumentos , ele faz vários modelos de Peças Artesanais ; como:
Gamela , Pilão , Balaio , Cochos , Moedor manual de Cana , e móveis em geral .
O mestre "TIÃO CHAVES ", toca todos os Instrumentos fabricados por ele, dá Aulas de Música , "COMO TOCAR OS INSTRUMENTOS DAS BANDAS DE TAQUARA , " e ainda ensina como fabricar os instrumentos .
"Eu passei a tomar gosto , e além de aprender a tocar os Instrumentos , eu aprendi a fabricar os mesmos , pois desde jovem , eu participava das Bandas de Taquara ; diz "Tião Chaves."
 Mestre na fabricação de instrumentos rústicos mantém viva a tradição em Angelândia MGO " Chaves " ainda elogia um grande "Mestre " , e disse que é fã do mesmo , pois aprendeu muito com ele , e diz ainda que pretende continuar o oficio por muitos e muitos anos ; o elogio é para o grande , "MESTRE " Antônio , do municipio de Minas Novas .
[O Professor Antônio Luis e o Mestre Tião Chaves]
Tião Chaves, ainda tece elogios ao senhor , Antônio Luis , que é um dos primeiros componentes da atual Banda de Taquara Antiga Geração , do Povoado de Santo Antônio dos Moreiras ; e diz ter sido aluno do senhor Antônio Luis.
Na oficina do Mestre Tião Chaves , há muitos Instrumentos prontos , para a venda ao público em geral ; e o mais curioso , é que na sua oficina está guardada a primeira Caixa Zabumba , da Banda de Taquara Antiga Geração; e acredita-se ter mais de cem anos de fabricação .
Vale a pena fazer uma visita ao "MESTRE TIÃO CHAVES ", conhecer o seu trabalho , a sua arte , e acima de tudo valorizar a Cultura e o povo do Vale do Jequitinhonha ; e o Polo Turístico de Alto dos Bois , as Comunidades Quilombolas de Angelândia .
"Nota": O Mestre Tião Chaves , já foi agraciado com diversos Troféus e Diplomas , inclusive pela UFMG , com o Diploma , " PROJETO MESTRE ARTIFÍCES." 
Por Dêga Fernandes 
dega Mestre na fabricação de instrumentos rústicos mantém viva a tradição em Angelândia MGDêga Fernandes é Assessor de Comunicação e Relações Públicas , na Prefeitura de Angelândia – MG. Possui o Blog "Dega Angelândia" com notícias de Angelândia e cultura regional, além de ser  um dos fundadores da Associação dos Cavaleiros de Angelândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário