sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Chapada do Norte utiliza barraginhas para proteção e preservação da água

AGRICULTORES FAZEM MUTIRÃO PARA PRESERVAR NASCENTES 
A comunidade de Morro Branco, no município de Chapada do Norte, no Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas, está unida na proteção das suas fontes de água. Com o apoio do CAV - Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica, através das ações do Programa de Gestão dos recursos hídricos, uma nascente foi cercada na comunidade em novembro de 2012 com a participação de 15 famílias através de mutirões comunitários nos dias 08/11 e 13/11.


Para a proteção da nascente foi realizada uma parceria do CAV e comunidade. A organização forneceu materiais como postes e arames e as famílias contribuíram com a mão-de-obra. O trabalho foi feito com grande entusiasmo pelos moradores (as) que dividiram todas as tarefas, sempre acompanhados pelos técnicos da instituição.

Enquanto a cerca era construída a comunidade se interagia e trocava conhecimentos. Os agricultores e agricultoras resgataram a história da nascente e da própria localidade, fazendo do mutirão um rico momento de intercâmbio e formação.

Morro Branco é uma comunidade que vivencia muitas dificuldades em relação ao acesso à água. Esta nascente é uma importante fonte para muitas famílias, mas que nos últimos anos tem secado na época de estiagem, o que fez várias famílias mudarem da comunidade. A filha do proprietário do terreno onde fica a nascente protegida é prova disso, pois migra para o corte de cana anualmente, já que sem água não tem como produzir e permanecer na comunidade.

Dentro da área cercada também foram construídas pelo CAV uma bacia de contenção de água da chuva e uma barraginha. As tecnologias deverão auxiliar no abastecimento do lençol freático pela infiltração da água no solo, e assim contribuir para o aumento da vazão da nascente.

A comunidade foi beneficiada também neste ano com a construção de outras 13 barraginhas e 10 bacias de contenção. Isso fará com que seja aumentada a disponibilidade de água para produção, que é o sonho das famílias de Morro Branco. Além destas intervenções os agricultores (as) foram capacitados em gestão de recursos hídricos e produção agro ecológica.

Este apoio do CAV em Morro Branco tem feito com que se renovem as esperanças dos moradores, sobretudo com a chegada das chuvas. Estão, por exemplo, estocando esterco orgânico para adubação das hortaliças e preparando a implantação da horta, já que agora possuem os reservatórios de água para produção.

Por Fabiana Eugênio, João Antônio G. Barbosa e Alan Oliveira
CAV – Turmalina www.cavjequi.org,

Nenhum comentário:

Postar um comentário