domingo, 9 de dezembro de 2012

Gelson Cordeiro volta ao comando da Prefeitura de Capelinha, durante 20 dias

Vice-prefeita Edylamar Cordeiro assume, mas Gelson é quem vai mandar
A vice-prefeita Edylamar  Cordeiro assumirá o cargo de Prefeita Municipal até o dia 31 de dezembro, no lugar do prefeito Pedro Vieira que faleceu na tarde deste domingo, 09.12.
A posse será nesta quarta-feira, 12.12, na Câmara Municipal.

Edylarmar ( na foto, com seu marido) é comerciante, irmã do ex-prefeito Gelson Cordeiro  que perdeu as eleições deste ano para Pedro Vieira. Acredita-se que Gelson será o comandante de fato.                                                                                                                

Será a primeira vez que a Prefeitura de Capelinha terá uma mulher no comando da gestão municipal.

Ela foi eleita em 2008, na chapa de Pedro Vieira prefeito. Gelson Cordeiro era o candidato a prefeito. Ao vislumbrar que poderia se eleger, mas não tomar posse devido aos processos judiciais que  o condenavam à inelegibilidade, ele retirou a candidatura, a 4 dias das eleições.

O então vice-prefeito da chapa de Gelson Cordeiro era  Pedro Vieira. Ele já tinha sido prefeito em 1993-1996, e  foi convidado pelo grupo politico a encabeçar a chapa. Como cota do Gelson Cordeiro  foi indicado sua irmã como vice-prefeita.
 
Gelson Cordeiro fez um acordo com Pedro Vieira para que ele governasse dois anos e sua irmã também dois. No final de 2010, o ex-prefeito Gelson Cordeiro e seus advogados  apresentaram a declaração de Pedro Vieira, renunciando ao mandato. Mas, Pedro se negou a renunciar, contestando a legalidade do documento.            

Uma batalha judicial aconteceu com idas e vindas, entradas e saídas, por alguns dias, de Pedro Vieira e Edylamar Cordeiro. Era demissão e posse em cargos de confiança para poucos dias, de uma ou de outro. Esta agonia de instabilidade política na gestão municipal deixou o povo de Capelinha perplexo.

Aí, aconteceu o racha político definitivo  entre Pedro Vieira e Gelson Cordeiro. O grupo político  adversário  de Pedro, em 2008, se juntou a ele e garantiu  sua permanência no cargo, derrotando Gelson Cordeiro. O núcleo político e diversos apoiadores do então grupo de Pedro e Gelson acompanharam Pedro Vieira. Eles vieram a se enfrentar como opositores nas eleições de 7 de outubro.  Pedro Vieira ganhou com quase 6 mil votos de frente, do seu ex-companheiro.

Vários analistas da política local apontam que o restante da gestão atual será comandada pelo ex-prefeito Gelson Cordeiro. Embora, muitos dizem que seria melhor para a administração haver poucas mudanças, acredita-se que a Prefeita trocará todos os secretários municipais e cargos de confiança para uma administração de cerca de 20 dias, seguindo orientações de seu irmão.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário