Os recursos para a reforma são da Prefeitura Municipal e do ICMS Cultural
Foi reaberto na tarde de quarta-feira (18) um casarão secular em Turmalina (MG) no Vale do Jequitinhonha , depois de passar por ampla reforma.
O sobrado, de dois andares, localizado no centro da cidade, passa a se chamar Casarão Leopoldo Lopes de Macedo. Ele vai abrigar a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Centro Histórico José Mendes, uma espécie de pequeno museu da história do município.
Leopoldo Lopes de Macedo e José Mendes, são personalidades históricas da cidade e deixaram seus nomes inscritos na história cultural do lugar, principalmente no campo da música.
“Não sabemos ao certo quando o casarão foi construído mas, é certo que ele tem mais de um século”, acredita Luzia Pereira, secretária municipal de Cultura.
RECURSOS
Foram gastos cerca de R$ 60 mil na reforma, sendo uma parte proveniente do ICMS Cultural e outra , da própria prefeitura municipal.
A principal reforma foi a do telhado. O casarão é tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal.
Ele abrigou o primeiro ginásio da cidade e , por último, o Centro de Ensino Supletivo (Cesec).
Compareceram à solenidade de reabertura, autoridades, familiares dos homenageados e população local. A festa foi prestigiada com a apresentação da Banda de Música da cidade.
Os convidados foram brindados com um chá cultural.
Sérgio Vasconcelos -Repórter, na Gazeta de Araçuaí
Nenhum comentário:
Postar um comentário