terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Repórter rejeita pedido de indenização feito por delegado de Araçuaí

Nova audiência está marcada para 9 de janeiro onde o jornalista pretende apresentar provas do que escreveu.


O editor do Jornal Gazeta de Araçuai, Sérgio Vasconcelos, rejeitou o pedido de R$ 10 mil como indenização e a retirada de reportagens que faz criticas à atuação da  Polícia Civil , publicadas pelo jornal.

O pedido foi feito na manhã de segunda-feira (10) pelo delegado Bernardo Pena Sales  durante audiência no Fórum da Comarca.

Como não houve acordo, uma nova audiência está marcada para o dia 9 de janeiro no Fórum da Comarca.
  
O delegado  estava acompanhado do seu advogado.
  
“ Diz um velho ditado popular que, quem fala a verdade, não merece castigo. Não posso aceitar pagar pedido de indenização e nem  retirar do ar  as reportagens porque além de ter provas do que escrevi,  as matérias retratam a mais límpida verdade e a realidade dos fatos. Lá fora há centenas de pessoas que querem falar sobre o que esta acontecendo com relação à segurança em  Araçuai”, afirmou o jornalista.
  
Ação de injúria, calúnia e difamação

No dia  26 novembro , o delegado Pena Salles ajuizou queixa-crime contra o editor do Jornal Gazeta de Araçuai , Sérgio Vasconcelos, alegando crime de difamação e injúria em decorrência de reportagem publicada no jornal online e comentários no facebook à respeito do aumento da violência e crimes que estão ocorrendo em Araçuai.
  
Na reportagem a respeito de um assassinato ocorrido na cidade no dia 21 de novembro, onde um jovem foi morto e queimado foi publicado o seguinte comentário:
  
A sociedade se sente insegura e cobra  solução para a crescente onda de crimes na cidade  mas,  não encontra respostas pela autoridade que por dever de ofício deveria cumprir seu papel de zelar pela ordem .

 A  Polícia Civil , que tem autonomia de investigação,  vem se mostrando incompetente, inoperante, ineficaz  e incapaz de solucionar os inúmeros crimes ligados ao tráfico de drogas na cidade. Enquanto isso, a população, principalmente a mais carente, fica a mercê de bandidos.
  
 Inquéritos e mais inquéritos se acumulam nas gavetas, petrificados pela incapacidade investigativa de uma polícia  paga com o dinheiro do contribuinte mas que se mostra cada vez mais desacreditada perante a opinião pública.
  
 Já está na hora de se  fazer uma mudança geral  no quadro da Polícia Civil em Araçuaí, do delegado a investigadores.

Através do seu advogado, o delegado alegou que teve sua honra manchada e vilipendiada com publicações inverídicas e levianas na rede mundial de computadores e que o editor do Gazeta vem usando o jornal para ofender a honra de um delegado de Polícia.

Tempo recorde
 No dia 4 de dezembro, ou seja, 9 dias após as publicações, o editor foi notificado da ação e a audiência marcada para o dia 10 ou seja, 6 dias após a notificação.

O editor do Jornal pretende pedir o acompanhamento do caso pelo Sindicato  dos Jornalistas de Minas Gerais, Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa  e Repórteres Sem Fronteira, Organização não Governamental internacional, cujo objetivo é defender a liberdade de imprensa no mundo.

Sérgio Vasconcelos, repórter
Fonte: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário