sábado, 28 de julho de 2012

Tempo seco pede atenção especial à saúde nessa época do ano


Tomar bastante água e ingerir comidas leves são alguns dos cuidados que devem ser tomados nessa época do ano

Henrique Chendes/SES-MG
Beber no mínimo 2 litros de água é essencial durante esse período do ano
Beber no mínimo 2 litros de água é essencial durante esse período do ano
Nos próximos dias, o tempo estará extremamente seco. A umidade do ar ficará em torno de 20%, segundo alerta da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais. A situação gera transtornos para a população, pois eleva a incidência de agravos respiratórios.
O coordenador da Pneumologia Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, Edilson Correia, explica que as pessoas devem adotar hábitos para prevenir esses agravos, comuns durante o tempo seco. “O mais importante é a hidratação. É necessário tomar 2 litros ou mais de água. A alimentação precisa ser leve, baseada em frutas, legumes e verduras. É recomendável usar umidificadores de ar, ou mesmo uma toalha molhada em ambientes fechados. Outra recomendação é manter a vacinação em dia, muitos problemas podem ser evitados com vacinas”, explicou.
Para a publicitária Paola Tuzani, 22 anos, esse clima é ruim, pois ela tem sinusite e durante dias secos qualquer esforço físico torna sua respiração mais difícil. “Tarefas simples do cotidiano como caminhar até o ponto do ônibus ficam mais difíceis para mim. Minha respiração fica pesada. Para amenizar, procuro tomar água o tempo todo e me hidrato”, conta a publicitária.
Além das recomendações já mencionadas deve-se evitar locais com grande concentração de pessoas, mofo ou muita umidade e aqueles onde há fumaça de cigarro e poeira. O médico Edilson Correia alerta que não deve ocorrer automedicação: “descongestionantes nasais e antibióticos podem ser usados, porém sob orientação médica”, afirma.
Doenças respiratórias
O crescimento da poluição é uma das principais causas do afloramento das doenças respiratórias nesta época do ano. Isso devido ao baixo nível da umidade do ar e muitas partículas de poeira em suspensão, diminuindo a qualidade do ar que se respira.
Como consequência, ocorre o aumento dos casos de asma, pneumonia, sinusite, rinite, resfriados, gripes e outras doenças do aparelho respiratório. Segundo Edilson, dois terços de toda a demanda por atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) durante esse período são em virtude de problemas decorrentes do tempo seco. “Com o aumento da incidência de viroses respiratórias, crescem as infecções virais e, consequentemente, o atendimento às pessoas que apresentam patologias respiratórias”, completa o pneumologista.
        Conheça as doenças respiratórias mais comuns:

Doença
Descrição
Agente causador
Sintomas/Transmissão
Resfriado
Inflamação e infecção aguda do nariz e da garganta.
Vírus.
O contágio pode se dar através de tosse, espirro ou contato pessoal com um doente.
Gripe
Infecção com sintomas mais graves do que o resfriado.
Vírus.
Dura em média de quatro a dez dias. Provoca dores musculares, tosse, corrimento nasal, dor de garganta, febre alta e inflamação das vias respiratórias.
Pneumonia
Doença infecciosa aguda que pode atingir um ou ambos os pulmões, que ficam inflamados.
Geralmente vírus ou bactérias.
Causa febre, dificuldades para respirar, tosse com expectoração e dores no peito, palidez e comprometimento do estado geral.
Sinusite
Inflamação dos seios da face.
Origem infecciosa, principalmente viral, bacteriana e alérgica.
Os sintomas mais comuns são tosse produtiva, com catarro, congestão nasal contendo secreção esverdeada ou amarelada persistente, dor de cabeça, secreção na garganta. Pode ou não haver febre.
Laringite
Inflamação da laringe.
Geralmente causada por vírus ou bactéria.
Os sintomas são febre baixa ou moderada, rouquidão, tosse seca e dor de garganta. Pode fazer parte de vários tipos de viroses.
Asma
Doença inflamatória pulmonar.
Ocorre um estreitamento das vias respiratórias decorrentes da exposição ao fumo, poluentes, ar muito frio ou substâncias que causam alergia, como o pólen, certos alimentos, perfumes e outros.
Os sintomas são, além da tosse seca e irritativa, chiado e dificuldade para respirar.
Bronquite
Inflamação dos brônquios. Ocorre nas formas aguda ou crônica, sendo que a primeira surge repentinamente e tem curta duração. Os casos de bronquite crônica persistem durante anos.
Pode ser desencadeada por vírus ou bactéria.
Os sintomas são tosse persistente, com expectoração de catarro, e podem ser parecidos com os da asma.
Bronquiolite
Inflamação dos bronquíolos.
De origem viral. O Vírus Respiratório Sincicial (VRS), com alta prevalência entre março e junho, é uma causa importante da bronquiolite.
Apresenta-se com tosse, chiados e dificuldade respiratória. Os sintomas são parecidos com os da asma e acomete as crianças de baixa idade, na maioria dos casos.
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário