domingo, 22 de julho de 2012

Itamarandiba perde seu famoso artista plástico


Morre o premiado pintor Itamarandibano João Bosco Campos

joao bosco 300x253 Morre o premiado pintor Itamarandibano João Bosco CamposMorre Itamarandibano ilustre e reconhecido em todo o meio artístico brasileiro.
João Bosco tinha um sonho, estava querendo publicar um livro de toda a sua vida e já tinha grande parte do trabalho já armazenado, estava á procura de patrocínio, ele queria lançar este livro em Itamarandiba na Escola Estadual São João Batista, onde ele estudou quando criança. os livros seriam doados para todos estudantes não só de Itamarandiba mas também do Vale. O nome do livro já estava escolhido seria “João Bosco Campos – Um filho do Vale”.
Veja um pouco da história de João Bosco
João Bosco já rabiscava muros e chamava atenção nos trabalhos de escola e em desenhos que consumiam várias horas de seus dias. Tamanha habilidade e dedicação despertaram a atenção de professores e familiares, que logo o encaminharam para bons mestres na cidade do Rio de Janeiro. Foi exatamente no Rio, mais especificamente na Escola de Artes Visuais no Parque Lage, que as primeiras orientações técnicas com o artista Roberto Leal, lhe trouxeram ainda mais recursos para o desenvolvimento de seu trabalho.
Retornando a Belo Horizonte, ainda adolescente, fez novos contatos e não demorou a se despontar como um proeminente artista de sua época.
Contatos muito importantes, diga-se de passagem, que o próprio João Bosco faz questão de afirmar, ajudaram a desvendar muitos mistérios da arte. Paulo Pavie, historiador, foi um dos seus grandes colaboradores nesse período. Há de se destacar também fatos aparentemente simples, mas bastante encorajadores, como o apoio dado pela educadora Graziela Costa, que adquiriu de João Bosco seus primeiros trabalhos.
Belo Horizonte, desde um bom tempo, sempre foi um importante cenário de referência artística. E João Bosco soube muito bem aproveitar dessa qualidade do ambiente que viveu. Muitos amigos artistas, ele conheceu em diversas fases de sua carreira. É impossível não citar colegas como Luiz Pinto, Florêncio e Edgar Walter, que durante longos períodos, dividiram experiências e conquistas.
 Morre o premiado pintor Itamarandibano João Bosco CamposJoão Bosco sempre teve preferência para os trabalhos feitos a óleo, inicialmente tinham uma veia acadêmica marcante, foram dando espaço para pinceladas soltas e bem características, encaminhando cada vez mais para um impressionismo bem personalizado. Ainda não abriu mão de retratar cenas mineiras bem típicas.
Seu trabalho atual consiste também na produção cada vez mais crescente de retratos. A figura humana está sempre presente em grande parte de sua produção. Tornaram temas correntes de sua obra nos últimos anos, cenas portuguesas e espanholas. Os Estados Unidos também entraram na rota de seu destino.
Conheçam um pouco do trabalho reconhecido mundialmente de João Bosco Campos, irmão do professor Romário, Zé Basileu e tiana. Um dos Itamarandibanos mais ilustres de Itamarandiba.

OAAAAB 53Nih8zEauLyS238lzS6j2q3f6ZNTb5EDq2m1nImQCwzsm N96SIipEbcOnOG 5sX auyD9WzDF5oxHfAg wAm1T1UIL6A2p8F59cdFAXDxdfnDd1uX7t Morre o premiado pintor Itamarandibano João Bosco Campos OgAAACueOXJ9I7T8w0niYO1Sx2NgwAJKT slqIrGWxhTZ6Wpxzeg1EMIyU5b2dc7ORg7YUUuRbLwZt1VDPq 1dkEbp4Am1T1UCxYjMQaHa60YQPaCg6n29iQL Uq Morre o premiado pintor Itamarandibano João Bosco Campos
OgAAAJhGBADlMsRKFfZrVHFcq3dDlQpdGMAiQf9P8Jy5rvWBASwZPS u 4UhkTC24WVV0II2wz0uEdUeqYgmQ4k5B8YAm1T1UIcW0JZkN3 vWcFrlwdJ62IJadBX Morre o premiado pintor Itamarandibano João Bosco Campos  Imagem+2603 Morre o premiado pintor Itamarandibano João Bosco Campos

Fonte: joserosarioart editado por Weverson Almeida do Itamarandiba Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário