domingo, 8 de julho de 2012

SALTO DA DIVISA INAUGURA CISTERNA PARA ARMAZENAMENTO DE ÁGUA


Cada cisterna tem capacidade de acumular 16 mil litros de água, utilizando tecnologia social de placas 


FOTO ILUSTRATIVA
Foi inaugurada em Salta da Divisa-MG, (06/07) a primeira unidade da Tecnologia Social Cisterna de Placas do Programa Água para Todos. A unidade foi construída na propriedade da senhora Afifa Gonçalves de Souza, área rural, localizada na saída da cidade, rodovia MG 405, sentido a Jacinto.


A iniciativa, integrante do Plano Brasil sem Miséria, visa atender a necessidade de água potável para a população sertaneja na região do Semiárido brasileiro, que abrange os nove estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais.


O evento contou com a presença do vice-presidente de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, Robson Rocha, do gerente de Trabalho e Renda da Fundação Banco do Brasil, Júlio Maria de Lima Caetano, e dos prefeitos dos municípios de Salto da Divisa, Almenara, Santa Maria do Salto, Jacinto, Jordânia, Mata Verde e Rubim.


Salto da Divisa está a 877 km da capital Belo Horizonte. 


A Tecnologia Social Cisterna de Placas é uma solução para o problema da falta de água e compreende a construção de um reservatório em forma cilíndrica, coberto e semienterrado. Um encanamento simples recolhe no telhado das casas a água de chuva e a encaminha para a cisterna ao lado, feitas de placas de cimento.


Cada cisterna tem a capacidade de acumular 16 mil litros de água que, se usados com moderação, podem durar até 8 meses para uma família de cinco pessoas, em atividades como cozinhar, beber e escovar os dentes. A mobilização comunitária é parte integrante da metodologia de reaplicação da tecnologia social.

2 comentários:

Deley Magrao disse...

é um desenvolvimento para moradores da região de salto da divisa pois estas pessoas precisão realmente desta ação pois precisão de água para bebe

Deley Magrao disse...

é um desenvolvimento para moradores da região de salto da divisa pois estas pessoas precisão realmente desta ação pois precisão de água para bebe

Postar um comentário