domingo, 29 de julho de 2012

Eleições 2012: TRE-MG lança campanha para combater o lixo eleitoral


E os Fichas Sujas? Serão varridos da campanha ou pra baixo do tapete?






Viu alguma irregularidade? Denuncie ao TRE-MG
Campanha é lançada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) para tentar combater as sujeiras provocadas pelos candidatos.
lixo eleições Eleições 2012: TRE MG lança campanha para combater o lixo eleitoral
Pensando em reforçar ainda mais essa campanha, estamos publicando essa bela iniciativa do TRE-MG.
Batizada de "Sujeira não é legal", a campanha pretende conscientizar candidatos e também os eleitores sobre a necessidade da realização de uma campanha limpa, seguindo as normas da legislação eleitoral.
"Quem nunca saiu pelas ruas da sua cidade tropeçando, em panfletos, cartazes, faixas, santinhos… Além de ser uma falta de respeito com o eleitor, isso deixa nossas cidades sujas e bagunçadas"!
De acordo com o TRE, o principal objetivo será valorizar atitudes positivas para o processo eleitoral, promovendo a civilidade entre candidatos, partidos políticos e eleitores, bem como a segurança, a tranquilidade, a transparência e a redução do lixo produzido durante a campanha – formado por panfletos, cartazes, santinhos e cavaletes utilizados pelos candidatos com autorização da Justiça. Além do TRE, participam da campanha a Cemig, o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar de Minas Gerais.
Então é bom prestarmos atenção nos mínimos detalhes, se seu candidato não é capaz nem de deixar a cidade limpa e organizada, como ele pretende administrá-la durante quatro anos?
Também já está no ar um sistema de denúncias on-line de propaganda eleitoral irregular. Para denunciar, basta acessar o site do tribunal e preencher um cadastro. É obrigatória a identificação do eleitor. No entanto, o nome dos denunciantes é mantido em sigilo pela Justiça. Até hoje, o TRE já recebeu 69 informações sobre propaganda irregular desde o dia 5, quando começou oficialmente a campanha. A maioria absoluta são de denúncias contra vereadores.
Combata o lixo eleitoral: 
Não vote em candidato Ficha Suja que o TRE não varreu da disputa eleitoral.
Esta campanha do TRE  de Minas Gerais é oportuna. Se a mentalidade do que é lixo eleitoral pegar mesmo a nossa Justiça Eleitoral deverá cassar todos os candidatos que tiveram rejeição de contas pela Câmara Municipal, pelos Tribunais de Contas do Estado - TCE e da União - TCU.
Há caso de candidatos que pediram o registro no TRE. Mesmo com suas contas rejeitadas pela Câmara Municipal não houve ação do Ministério Público Estadual. 
Por que será?
Se é pra valer, a campanha contra o lixo eleitoral deve também coibir a grande poluição sonora que se transforma quase todas as cidades do Vale do Jequitinhonha e de Minas Gerais. Somente nas cidades de Capelinha e Diamantina não há propaganda eleitoral volante em carros que ensurdecem os cidadãos que nesta época são reduzidos a meros eleitores tão paparicados. 

Um comentário:

Unknown disse...

Aqui em itinga está precisando varrer bem os candidatos ficha suja que apromtam em anos anteriores e voltam com a maior cara limpa

Postar um comentário