segunda-feira, 9 de julho de 2012

Araçuaí, Capelinha, Diamantina e Salinas cadastram seus candidatos a prefeito

Araçuaí: Aécio Jardim-PDT x Armando Paixão - PT; 
Capelinha: Pedro Vieira-PSDB x Gelson Cordeiro-PV;
Diamantina: Padre Gê-PMDB, Paulo Célio-PSDB e Ragosino-PTC; 
Salinas: Quincas Dias-PT x Maria Seleide-PSB


Vista áerea da cidade de Araçuaí


Em Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, o atual prefeito Aécio Jardim, do PDT, cadastrou sua candidatura à reeleição a prefeito, tendo como companheiro de chapa o atual vice, Leonardo, do PMDB. Aécio ainda não foi considerado apto, aprovado judicialmente. Como teve as contas de gestão de 2010 rejeitadas pela Câmara Municipal pode ter sua candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral.


Pela oposição, o também médico Armando Paixão, do PT, se candidata a prefeito, tendo como vice a médica pediatra Rita Capdeville. Esta dupla pretende apresentar propostas de renovação na administração municipal, relembrando as realizações de 12 anos de gestão petista, de 1997 a 2008, nas gestões de Cacá e José Antônio. 


Em Capelinha, no Alto Jequitinhonha, o atual prefeito Pedro Vieira, do PSDB, formou uma grande coligação com 9 partidos políticos - PSDB-PMDB-PT-PTB-PP-PC do B-DEM-PSL-PHS - com o registro de 53 candidatos a vereador. Trouxe para junto de si vários apoiadores do ex-prefeito Gelson Cordeiro, seu ex-aliado, e o PT-PCdo B que foram seus aliados na luta pela aprovação de instalação de campus da UFVJM, para reforçar seu batalhão eleitoral.  


O ex-prefeito Gelson Cordeiro, do PV, protocolou seu pedido de registro de candidatura a prefeito, contrariando comentários que ele não se arriscaria a praticar tal ato, devido estar na lista de Ficha Suja do TCU - Tribunal de Contas da União e do TSE - Tribunal Superior Eleitoral. A sua coligação foi composta pelos partidos PV-PSD-PDT-PTN-PSL-PPL-PSDC-PPS-PR.


Caso as duas candidaturas sejam aceitas pela justiça eleitoral, será a primeira vez que Pedro Vieira e Gelson Cordeiro irão se enfrentar nas urnas. Até janeiro de 2011, sempre foram aliados.  Gelson Cordeiro foi chefe de Gabinete de Pedro Vieira, de 1993-1996. Pedro o lançou à sua sucessão, em 1997, obtendo sucesso. Gelson foi candidato a reeleição, em 2000, tendo Conceição Vieira, esposa de Pedro, como vice. 
Em 2008, Gelson Cordeiro foi até os últimos dias de campanha como candidato. Ao perceber que seria cassado, retirou seu nome, nos últimos dias, e indicou Pedro Vieira como seu candidato. O nome  e a foto que apareceram na urna eletrônica foram de Gelson Cordeiro. O povo votou em Gelson, mas foi Pedro Vieira que se elegeu, se diplomou e tomou posse. 
Em janeiro de 2011, Gelson Cordeiro tentou tirar Pedro Vieira da Prefeitura, para dar posse à sua irmã vice-prefeita, mas a Justiça Eleitoral garantiu o atual prefeito, que teve apoio dos seus adversários de 2008.
Passadiço, patrimônio cultural, no centro da histórica cidade de Diamantina


Em Diamantina, no Alto Jequitinhonha,  o atual prefeito Padre Jê, do PMDB, é candidato à reeleição. Depois do lançamento de 7 candidatos a prefeito, o registro afunilou para apenas três candidatos. Padre Jê juntou os partidos aliados do governo federal,  a começar pelo seu PMDB, PT, PC do B, PDT, PR e outros. Registrou a candidatura de 74 candidatos a vereador. 


A oposição se juntou em torno de 10 partidos aliados do governo de Minas: PSDB, DEM, PPS, PTB, PP, PV, PSB, PSD, PSC e PHS. O candidato a prefeito será o médico Paulo Célio, do PSDB, com os apoios do ex-prefeito Gustavinho, da Liliana Antunes, do PSB, filha do lendário ex-prefeito João Antunes, e de outros grupos tradicionais da política de Diamantina. A grande aliança lançou 102 candidatos a vereador.


Ragosino Araújo, do PTC, eterno candidato a deputado estadual ou a prefeito de Diamantina, sem nunca ter obtido nenhuma vitória eleitoral, corre por fora. Ex-líder dos garimpeiros, proprietário de rádio na cidade, faz o gênero populista. Mora fora - provavelmente, em Sete Lagoas -, mas sempre aparece em época de eleições.


Vista parcial da cidade de Salinas, no norte de Minas.


Em Salinas, no Jequitinhonha do Semiárido, no norte de Minas, dois grandes blocos foram compostos para as eleições de 2012. O atual prefeito, o arquiteto José Prates, do PTB, termina seus dois mandatos se aliando a seus maiores adversários, em 2004, quando se elegeu pelo PT, derrotando e/ou dividindo os dois grupos políticos tradicionais de Geraldo Santana e Péricles dos Anjos. Logo depois, brigou com o PT e se filiou ao PTB, criando um novo grupo político com seus ex-adversários.
Ele derrotou Quincas Dias, empresário-proprietário da rede de lojas Ciclo Dias, em 2004 e 2008.
Nestas eleições, José Prates apresenta Maria Seleide, do PSB, como sua candidata a prefeita. Construiu uma grande aliança com 8 partidos, lançando 44 candidatos a vereador.

Quincas Dias filiou-se ao PT, com a ficha abonada por Lula, em agosto de 2011. Porém, articulou com  partidos frágeis, pouco estruturados no município.  O próprio PT lançará apenas 4 candidatos a vereador. Os outros partidos lançarão 5 candidatos a vereador, totalizando 9, bem abaixo do batalhão de 44 do seu adversário.
Quincas terá muitas dificuldades pois enfrentará uma administração bem avaliada que transformou Salinas, nos últimos oito anos, além de quase todos os líderes tradicionais da política  salinense. Mas, ele montará uma superestrutura de campanha e investirá com a ânsia de mudança que o povo almeja e com o símbolo do Partido dos Trabalhadores.

Confira os registros no link:
http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleicoes-2012   

3 comentários:

PSB disse...

Em tempo, sinto dizer que você está mal informado Albano! Em Diamantina o Paulo Célio tem o apoiao de 10 partidos, sendo PSDB/PP/DEM/PSH/PPS/PSC/PTB/PSD/PV e PSB.
Corrigindo também que Gustavinho não é da família de Dr. João Antunes.
E não são apenas duas candidaturas, são 3! Ragosino Araujo dp PTC/PTN e PR.
FONTE:
http://divulgacand2012.tse.jus.br/divulgacand2012/FramesetPrincipal.action?siglaUFSelecionada=MG
Padre Gê é com G de Geraldo e não J.

PSB disse...

Sao 99 candidatos a vereadores da Coligação do Paulo Célio e Gustavinho e nao 78! Você precisa buscar os dados na fonte oficial, ou seja site do TSE http://divulgacand2012.tse.jus.br/divulgacand2012/FramesetPrincipal.action?siglaUFSelecionada=MG. Abraços.

Álbano Silveira Machado disse...

Obrigado, PSB, pelas correções.
Realmente, cometi alguns erros.Porém, a fonte foi o TSE mesmo. Faltou uma revisão mais atenta.
Conferindo: 1 - realmente são três os candidatos a prefeito com a entrada do Ragosino; 2 - são 10 os partidos aliados do Paulo Célio com 99 candidatos a vereador; 3 - O texto não registra que Gustavinho é filho de João Antunes. Diz que "Paulo Célio tem o apoio do Gustavinho, (apoio) da família do lendário ex-prefeito João Antunes,através da sua filha Liliana Antunes...". Alterei o texto para ficar mais claro,sem duplas interpretações.
Finalmente, o post anterior sobre candidatos e eleições em Diamantina, que você tanto contestou, acertou em afirmar que tudo convergia para três ou quatro candidaturas: Padre Gê, Paulo Célio, Ragosino e, talvez, outro.
Mais uma vez, obrigado pela sua atenta leitura e contribuição com este Blog que só deseja divulgar informações de interesse do povo do Vale.

Postar um comentário