sexta-feira, 6 de julho de 2012

ITAOBIM ORGANIZA O MAIOR FESTIVAL DE CULTURA DO VALE DO JEQUITINHONHA


Toda programação do 30º Festivale 

será aberta ao público


FESTIVALE 2012 EM ITAOBIM
Itaobim, este ano, recebe o maior festival de cultura do Vale do Jequitinhonha, o 30º Festivale. De 22 a 28 de Julho o público poderá conferir apresentações musicais com os maiores artistas da região, espetáculos de dança e teatrais, oficinas artísticas, além da tradicional Feira de Artesanato da região.

Desde a primeira edição, o evento é organizado pela Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha (Fecaje), que visa a organização cultural da região e sua valorização. 

Em 2012, o Festival é duplamente comemorativo. Nessa 30ª edição o Festivale volta à Itaobim, que aproveita o evento para festejar seus 50 anos. Ao longo de todo o ano, a cidade promoverá atividades comemorativas de seu cinqüentenário, e o Festivale faz parte desse calendário.

A cada edição o número de visitantes de diferentes estados brasileiros aumenta, bem como o público estrangeiro e o evento se fortalece, prova disso é o seu 30º aniversário. Mas este ano a proposta é promover a valorização da cultura da região pela própria população, convocando o povo do Vale, de todas as cidades, para prestigiar a grandeza, diversidade e importância das produções de sua própria terra. 

Festival de Música
Todo ano o Festivale promove um concurso musical que se tornou tradição no evento. Através de apresentações de artistas e aspirantes, o Festival de Música busca incentivar a produção musical da região, lançar novos artistas e promover um intercâmbio artístico-cultural entre os compositores. 
Poderão participar do festival compositores e intérpretes nascidos ou residentes no Vale. As músicas inscritas deverão ser inéditas, e o valor da inscrição é de 25 reais por canção. O Festival de Música acontecerá durante os dias 26, 27 e 28.

Noite Literária
Assim como o Festival de Música, o 30º Festivale também traz a tradicional Noite Literária, que conta com a apresentação e leitura de poesias. Poderão participar autores nascidos ou residentes em todo o território nacional. Os textos devem ser inéditos e o valor da inscrição é de 20 reais.
A Noite Literária visa incentivar a produção poética, valorizar a linguagem escrita como forma de manifestação cultural do Vale e estimular o interesse da população pela literatura. A atividade acontecerá no dia 25.

Interessados em participar do Festival de Música e da Noite Literária podem acessar os regulamentos no site da Fecaje. O período de inscrições segue até o dia 9 de julho.


Organização
A Fecaje organiza o Festivale desde 1980. O Festival teve sua origem no I Encontro de Compositores do Vale do Jequitinhonha, que mostrou a seus organizadores a necessidade de expandir a cultura do Vale. Desde então procurou-se realizar o evento anualmente, e a cada edição uma das cidades da região é escolhida como Capital Cultural do Vale do Jequitinhonha. Este ano o título retorna à Itaobim.

O Festival cresceu e passou a envolver um público cada vez maior, disseminando a riqueza cultural do Vale pelo Brasil e pelo mundo, revelando grandes talentos da música popular, entre eles, Paulinho Pedra Azul e Rubinho do Vale, sem perder de vista sua proposta principal: atuar política e culturalmente para transformar a realidade das cidades e do povo do Jequitinhonha.

Serviço

Data: 22 a 28 de Julho;

Local: Itaobim;

Informações: fecaje@yahoo.com.br / (33) 3734-2292 (Departamento de Cultura) / (33) 84147118-5780 Mauro Chaves / (33) 9931-5510 Reinaldo.

FONTE: POLO JEQUITINHONHA UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário