quinta-feira, 19 de julho de 2012

Marcinho, um dos mais expressivos artesãos de Araçuai prepara exposição para o Palácio das Artes.


Com seu estilo relacionado ao Barroco e ao Rococó, ele vem sendo elogiado pela crítica especializada, despertando a atenção da imprensa, de colecionadores e de amantes da arte barroca.

Foto: S.VasconcelosUm dos mais expressivos artesãos de Araçuai prepara exposição para o Palácio das Artes.
Com peças espalhadas pelo mundo afora, Marcinho está ha quase 1 ano esculpindo um presépio em madeira
Márcio Barbosa, 48 anos, ou simplesmente "Marcinho", começou a esculpir aos 12 anos, sob influência da não menos famosa artesã Zefa que também vive em Araçuai.


No entanto, sua maior influência é o Aleijadinho, mestre do barroco mineiro que viveu em Ouro Preto de 1738 a 1814.


Marcinho tem peças expostas em museus da França, Áustria, Alemanha, Estados Unidos e Memorial da América Latina, no Rio de Janeiro.


Atualmente está esculpindo um presépio de quase 2 metros e se prepara para expor em um dos mais importantes espaços consagrados à arte em Minas Gerais: A grande galeria do Palácio das Artes, em Belo Horizonte.


" Estou terminando algumas peças. Já entraram em contato comigo mas precisamos definir data", disse o artesão.


O contato com os nós que a madeira exala, provocou um fluxo produtivo no seu instinto artístico , de uma forma tão voraz que não é possível saber onde a madeira termina e onde começa o escultor.


Ambos se olham, conversam, e se encontram desnudos de conceitos, revelando a força que o homem possui ao encontrar o equilibrio com a natureza.



Ele conta que já produziu mais de 5 mil peças que estão espalhadas pelo mundo afora.


Com seu estilo relacionado ao Barroco e ao Rococó, ele vem sendo elogiado pela crítica especializada, despertando a atenção da imprensa, de colecionadores e de amantes da arte barroca.


" Ele é, sem dúvida, um dos maiores expoentes da arte em madeira no Vale do Jequitinhonha", diz o escritor e crítico de arte Rogério Zola Santiago.


Suas peças estão expostas na Associação dos Artesãos de Araçuai e interessados em sua obra podem entrar em contato direto com o artista pelo telefone ( 33 ) 9916.4363



Sérgio Vasconcelos, Repórter, da Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário