quinta-feira, 19 de julho de 2012

Jenipapo de Minas tem candidato único a prefeito


Para ser eleito, ele precisa conseguir nas urnas o apoio de 50% dos eleitores e, ao menos, mais um voto.

Foto: S.VasconcelosJenipapo de Minas tem candidato único a prefeito
Mário Costa é candidato à reeleição
O município de Jenipapo de Minas, no Vale do Jequitinhonha, nordeste mineiro, terá somente um candidato a prefeito nas eleições deste ano depois de um acordo entre as principais legendas do município.


Apoiado pelo PSDB e PR, o filósofo e bancário aposentado Márlio Costa (PDT), atual prefeito, se transformou na única opção de voto para os 5.647 eleitores do município.


De acordo com assessores do candidato, o PTB não está coligado formalmente mas está como apoiador da chapa que tem como vice, o ex-prefeito Edson Figueiró.


No entanto, o cenário eleitoral não assegura automaticamente o cargo de prefeito ao candidato único.


Para ser eleito, ele precisa conseguir nas urnas o apoio de 50% dos eleitores e, ao menos, mais um voto.

“Ele [o candidato] concorre com todos os [votos] brancos e nulos, ou seja, tendo mil votantes, ele precisará de 501 votos”, afirmou ao Jornal Gazeta o advogado especialista em direito eleitoral Denilson Carvalho.


Caso o candidato não alcance a maioria simples, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marcará um novo pleito e outros candidatos poderão participar.



Onde fica Jenipapo de Minas

Com cerca de 7.164 habitantes, Jenipapo de Minas encontra-se numa região de cerrado típica do norte mineiro.

Esta cercado por uma cadeia de pequenas montanhas das quais se destacam: o monte Alegre e Tamanduá. É banhado pelo rio Setúbal.

Sua flora é constituída de arvores não perenes de tronco grosso e retorcidos.

As principais espécies encontradas são o: ipê amarelo, ipê roxo, o pequizeiro, o jenipapeiro (que dá nome a cidade) entre uma série de outras.
Sua fauna é constituída de animais típicos do cerrado como o tatú, o veado campeiro, tamanduás, jacarés, emas, canários, jaguatiricas e outros.
Jenipapo, na década de 80 era um distrito pertencente ao município de Francisco Badaró, de quem se emancipou em 1997, tendo como primeiro prefeito Epaminondas Sena.

Em janeiro de 2010 o então presidente Lula, acompanhado da candidata a presidente Dilma Roussef, inaugurou a barragem do Setúbal, cujas obras foram iniciadas na década de 80 e paralisadas.
Fonte: Gazeta de Araçuaí

Um comentário:

Unknown disse...

EU MORA NO ESTAO DE SAO PAULO ,MAS AMO DE CORAÇAO JENIPAPO DE MINAS SINTO MUITA SOUDADE , TIVE UMA INFANCIA MUITO BOA AI.

Postar um comentário