domingo, 22 de julho de 2012

CAA Realiza Capacitação de Comissões Municipais no Vale do Jequitinhonha


Intercâmbio de entidades e técnicos do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas dissemina conhecimento pelo estado

Por Myrlene Pereira-Comunicadora Popular Cáritas Diocesana de Araçuaí/ASA Minas
Com colaboração de Juliano Freire- Coordenador Adjunto do P1MC CAA NM
Nos dias 15 e 16 de Junho de 2012 foi realizada no município de Ponto dos Volantes, a capacitação de no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais. O evento   foi realizado pela comissão municipal. Esta atividade faz parte do contrato, firmado entre o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas – CAANM- e a Fundação Banco do Brasil.
 No encontro, estiveram presentes representantes dos municípios de Ponto dos Volantes e Padre Paraíso, assim como da Visão Mundial, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, paróquia, secretaria municipal de Assistência Social e representante das associações comunitárias dos municípios totalizando 42 participantes dos dois municípios
Durante o evento foram apresentadas as Unidades Gestoras do Programa Um Milhão de Cisternas – P1MC, assim como um histórico da ASA, apontando sua forma de organização, área de atuação e programas e tecnologias através do vídeo “Plantando Sonhos, Colhendo Realidade”da ASACom.

O grupo fez então um trabalho em que estudava o papel e composição da comissão municipal. Sobre o tema, Erica Verdolin representante da Visão Mundial, entidade que, entre as presentes, está  mais tempo numa comissão, trouxe a reflexão das responsabilidades das entidades componentes das comissões e da evasão que as mesmas vem sofrendo, dificultando o trabalho.
Ao final do encontro os participantes falaram da importância dos programas da ASA e avaliaram de forma positiva para as comunidades rurais, principalmente em relação ao acesso a água, pois a cada dia vem diminuindo a oferta de água no meio rural. Elogiaram também do processo transparente e participativo da ASA, valorizando sempre os agricultores (as) familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário