terça-feira, 24 de julho de 2012

Aricanduva terá duas mulheres disputando a prefeitura

Há apenas 4 municípios em Minas só com mulheres como candidatas a prefeita

Maria Alexandrina Cordeiro, a Lia, candidata a prefeita de Aricanduva, pelo DEM
Maria Arlete, candidata a prefeita de Aricanduva, pelo PPS.
Em Aricanduva, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, um fenômeno acontece. A Prefeitura do município é disputada por duas mulheres. Uma é a Maria Alexandrina, do DEM.  Sua opositora é a Maria Arlete, do PPS.
Este fato é inusitado, pois há apenas 4 casos desse em Minas Gerais, e apenas 45 em todo o país, segundo o TSE- Tribunal Superior Eleitoral.
No Vale do Jequitinhonha, há duas mulheres disputando a prefeitura de Aricanduva e outras 16 mulheres disputando a Prefeitura de outros municípios, mas contra candidatos homens.

Fabiany Ferraz, prefeita de Almenara, é candidata à reeleição.

Algumas são candidatas à reeleição como Fabiany Ferraz, do PSDB, de Almenara.  Outras tentam pela primeira vez como Eloísa Helena, do PSDB, de Felício dos Santos; Darci Leal, do PSD, de Itamarandiba; Fia de Dozim, do PSDB, de Coronel Murta; Maria Ivone, do PV, de Malacacheta; Itinga tem duas candidatas Maria Silmária, do PTB, e Stela Gomes, do PT, mas tem mais dois candidatos homens; Maria da Páscoa, do PSC , Monte Formoso; Gicele Dutra, do DEM, de Padre Paraíso; Silvânia Maria, do DEM, de Pedra Azul; Euflodimária Martins, PSB, de Bandeira; Iracildes Dias, do PSDB, em Jequitinhonha; em Mata Verde, tem Íris César, do PDT, e  Luciana Damasceno, do PTB, além de um homem candidato; Beatriz Almeida, do PSD, em Santa Maria do Salto; em Santo Antonio do Jacinto, NIlza  Rocha, do PTB; e Salete, do PSB, em Salinas.
Silvânia Maria, produtora rural, é candidata a prefeita em Pedra Azul
 A participação política das mulheres no Vale tem destaque em Coronel Murta. Desde a primeira vereadora, Dona Alvina, em 1982, o espaço público vem sendo ocupada pela mulher.  A vice-prefeita é Eliete da Abita, além de ter 3 vereadoras ativas, atualmente. No período de 1997 a 2000, o município foi administrado por Vânia Murta. Nestas eleições, a professora Fia de Dozim é candidata a prefeita. 
Amariles Santos Lima, a Dona Fia, é candidata a prefeita de Coronel Murta, pelo PSDB


VALE COR DE ROSA
As prefeitas do Vale:
Almenara - Fabiany Ferraz - 2009-2012 - candiddta à reeleição;
Angelândia - Zélia Cardoso - 2009-2012
Araçuaí - Maria do Carmo Ferreira - Cacá - 1997-2004;
Coronel Murta - Vânia Bitencourt - 1997-2000;
Itaobim - Nana - 1997-2000;
Josenópolis - Diva de Andrade Viana - 2005-2012;
Mata Verde - Irone Bento - 2009 - 2012;
Medina - Sônia - 1997-2000;
Minas Novas - Irmã Telma - 2001-2004;
Rubelita - Dona Vina - 1997-2004 e  Professora Felícia - 2005-2008.
Maria do Carmo Ferreira da Silva, a Cacá, se destacou à frente da Prefeitura de Araçuaí, em 8 anos de gestão. 

Brasil terá 45 municípios onde só mulheres disputam a prefeitura

Fonte: UOL
De acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dentre os 5.565 municípios do Brasil, existem 45 cidades onde só há mulheres na disputa pela prefeitura nas eleições de outubro.

Momento histórico

Na cidade de Peruíbe, no interior de São Paulo, onde três candidatos a prefeito são mulheres ocorre o mesmo fenômeno.
“É um momento histórico para a cidade, sem dúvida”, diz a prefeita de Peruíbe. “Acho que, apesar disso ter sido uma coincidência, é um reflexo da conquista de um espaço cada vez maior pelas mulheres não só na sociedade brasileira, mas em todo o mundo ocidental”, diz Milena.
Ela afirma que as mulheres possuem algumas características que podem ser utilizadas de maneira positiva na administração pública.
“Acredito que a mulher, culturalmente e pela possibilidade de ser mãe, tem uma ternura e uma sensibilidade maiores para algumas questões, como os problemas sociais”, diz a prefeita. “Mas não acho que isso seja determinante para fazer um bom trabalho. Homem ou mulher, o importante é a honestidade e seriedade”.
Milena reconhece que o número de mulheres candidatas ainda é muito pequeno em relação aos homens.
“Mesmo com o crescimento, a presença das mulheres no processo político ainda é tímida. Exemplos como o da presidente Dilma Rousseff são importantes, pois encorajam uma participação maior”, diz a prefeita.
“O ideal é que um dia consigamos atingir uma representatividade igual à dos homens, com cerca de metade das vagas para cada gênero."

Número de candidatas cresce 2%

Segundo o TSE, ao todo são 15.304 candidatos a prefeito inscritos. Destes, 1.907 são mulheres (ou 12,5 % do total).
Nas últimas eleições municipais, em 2008, havia 1.641 mulheres candidatas a prefeituras, dentre 15.903 candidatos (ou 10,3% do total).

"Nós mulheres já mostramos a nossa força e a nossa coragem”, diz Ana Preto, a terceira candidata à Prefeitura de Peruíbe.



“Estamos todas participando de um momento muito importante da democracia brasileira. Tenho certeza de que nesta e nas próximas eleições teremos muito mais mulheres sendo eleitas pelo voto direto", diz a candidata.
Ela também afirma que o fato de só haver mulheres na corrida pela prefeitura da cidade é um reflexo da participação feminina na vida política, que começa a aumentar.
No Estado de Minas Gerais , são quatro municípios onde só haverá mulheres na disputa pela prefeitura. O Estado que possui mais municípios sem homens concorrendo à prefeitura é o Rio Grande do Norte, com oito cidades. A Paraíba tem 4 municípios somente com mulheres concorrendo à Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário