terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

UFVJM pode definir sede de campus na sexta-feira


UFVJM deve definir campus em cidades do Vale

Reunião do Conselho Universitário acontece na sexta-feira, 10 de fevereiro, em Diamantina, podendo indicar as cidades-sede

Sete cidades são candidatas: Almenara, Araçuaí, Capelinha, Itamarandiba, Itaobim, Jequitinhonha e Minas Novas
O CONSU – Conselho Universitário da UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri se reúne nesta sexta-feira, 10.02, em Diamantina, para aprovar o seu PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional.  Nele deverá constar a implantação de 3 campi em cidades do Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha.


No mês de novembro do ano passado, uma Comissão foi formada para estudar o potencial das candidatas a sede de um campus em cada microrregião do Vale. No Alto Jequitinhonha, são candidatas as cidades de Capelinha, Itamarandiba e Minas Novas. No Médio Jequitinhonha, candidata-se a cidade de Araçuaí e a de Itaobim. No Baixo Jequitinhonha, Almenara e Jequitinhonha disputam quem deve sediar um campus.


O CONSU, formado por 43 representantes de professores, técnicos e estudantes da UFVJM, vem debatendo a expansão da UFVJM. Em Diamantina, no dia 7 de novembro de 2011, aprovou a instalação de campus em Janaúba e Unaí, quase por unanimidade, o que gerou protestos em todo o Vale do Jequitinhonha. Mais de 25 mil pessoas ocuparam as ruas e praças das cidades de Almenara, Araçuaí, Capelinha, Itamarandiba e Virgem da Lapa, pedindo respeito e campus de cidades do Vale. Outras cidades realizaram reuniões em salões de Câmaras Municipais, Prefeituras e Sindicatos.


Abaixo-assinados foram elaborados pela internet e com assinaturas no papel. Somente Capelinha, apresentou um abaixo-assinado ao Ministério da Educação com mais de 20 mil assinaturas.
Audiências foram marcadas no Ministério da Educação. A Assembléia Legislativa de Minas realizou audiência pública em Diamantina.


No facebook, mais de 2 mil pessoas debatem a criação de campus nas páginas A UFVJM é nossa!, no Avança Jequi, UFVJM Capelinha, UFVJM Araçuaí, UFVJM Itaobim e Vale + Educação de Itamarandiba.


Critérios técnicos
Embora 7 cidades se candidatem a ser sede de campus da UFVJM, nem todas tem condições plenas de sediar. Algumas atendem mais critérios técnicos do que outras.


O Ministério da Educação relacionou através do REUNI – programa de reestruturação e expansão das universidades federais- alguns critérios que devem nortear a escolha da sede do campus: 
1 – a cidade deve possuir cerca de 200 mil habitantes na sua microrregião, em um raio de 75 quilômetros;
2 – estar eqüidistante a mais de 200 km de campus universitário público; 
3 – possuir uma boa infraestrutura urbana como hospitais, escolas, aeroporto, bancos, escritórios regionais de órgãos públicos, meios de comunicação, movimentação econômica e social; 
4 – densidade populacional e demanda educacional, principalmente de jovens de 18 a 24 anos; 
5 – fácil acesso de cidades vizinhas com rodovias pavimentadas; 
6 - doação de terreno para a  construção da infra-estrutura do campus. Este terreno deve ser o mais próximo possível da cidade. 


Estes critérios não são excludentes. Não significa que ao não contemplar um dos critérios a cidade deva ser excluída. Por exemplo, Janaúba está a 120 km de Montes Claros, onde há um campus da UFMG, e teve campus aprovado. Unaí está a 70 km de Brasília, perto da UnB, mas teve também a aprovação do CONSU.


Após a aprovação no CONSU é fundamental que haja a posição política do MEC com a decisão de expansão da UFVJM para dentro do Vale, além da alocação de recursos de cerca de 15 milhões para construção do campus.


A Presidenta Dilma deve anunciar a nova expansão das universidades federais no mês de abril ou maio. Aí sim, estaria definido a criação de campus da UFVJM.     

3 comentários:

Flyer disse...

Almenara espera a UFVJM de braços abertos e anseia pelo desenvolvimento intelectual e cultural que a mesma trará para toda nossa região!!!

CELSO ANDRADE/JANAUBA disse...

Sei que estas cidades passarão por uma pressão enorme. Sao Politicos desonestos, Prefeitos picaretas e até gente da propria universidade levando vantagens pessoais na escolha das cidades e até nas escolhas dos terrenos.
Patos de Minas, Unaí e Janauba estão sendo investigadas pela POLICIA FEDERAL pelo envolvimento de criminossos na doação de terrenos a UFVJM.
Isso e Brasil e pior ainda se tratando de uma escola que deveria estar ensinando os alunos a serem honestos,Em Janauba o Reitor Pedro Angelo sabia de tudo e mandou bola pra frente em conluio com o Prefeito que tambem sabia que tudo estava errado na doação do terreno. Espero que ele se lembre que em Rondonia o reitor lá foi colocado para fora da universidade e ainda levado a cadeia.
Se cuida homens publicos, ainda tem gente honesta vigiando voces.
CELSO ANDRADE/JANAUBA

CELSO ANDRADE/JANAUBA disse...

Estranho Alberto Bouchardeth é ter uma licitação Publica em Janauba do terreno, esta ter assinatura de gente que nao estava presente. Isso não tá certo moço.
O Prefeito ganhou um terreno no perimetro urbano e preferiu o terreno numa fazenda distante que nem agua tem para um humano tomar.
Mas, seus aliados tem um terreno enfrente o escohido e agora ele quer levar o perimetro urbano par aperto do local. Quero ver a Camara aprovar. Neste intervalo entre cidade e e o terreno da maracutaia tem cerca de 30.000 hectares de terras de fazendas.
Isso e Brasil moço.
CELSO ANDRADE

Postar um comentário