terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Secretaria de Saúde investiga 7 mortes por ingestão de medicamentos

Secretaria de Saúde investiga 8 mortes por ingestão de medicamentos manipulados
A Fórmula Pharma, de Téofilo Otoni, foi interditada pela Vigilância Sanitária Remédio genérico, Senicdazol, ilustração
A Secretaria de Saúde de Minas Gerais está investigando 8 óbitos registrados na região de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. Uma das vítimas, uma jovem de 22 anos, morreu na madrugada desse domingo (11.12) e um casal está internado em um hospital da cidade.
A investigação epidemiológica, iniciada no dia 1º de dezembro pela Superintendência de Vigilância Sanitária da SES, pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni e pela Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni, aponta para uma possível relação entre os casos e a ingestão do medicamento Secnidazol 500mg, produzido pela farmácia de manipulação Fórmula Pharma, com sede na cidade.

Na inspeção, foi constatada, de acordo com relatórios emitidos pelo próprio estabelecimento, a manipulação de 180 cápsulas do medicamento Secnidazol 500mg no dia 14 de novembro de 2011.
A investigação avalia também a possibilidade de contaminação cruzada por outro medicamento manipulado na mesma data. Outra suspeita é que na fórmula do Secnidazol 500mg, medicamento antiparasitário, tenha sido utilizado anti-hipertensivo.

Ainda restam 62 cápsulas para serem localizadas e o pedido aos cidadãos é que caso tenham comprado medicamentos da Fórmula Pharma entreguem à Secretaria Municipal de Saúde.

Estabelecimentos em Novo Cruzeiro, Ladainha e Itaipé que estavam comercializando medicamentos manipulados pela Fórmula Pharma foram interditados, bem como uma drogaria do proprietário da empresa. Na manhã do sábado (10.12), técnicos da SES e da Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni, acompanhados por militares da PMMG, voltaram à Fórmula Pharma com o objetivo de coletar mais provas que comprovem as suspeitas de manipulação incorreta do medicamento. Ao chegarem ao local, constataram que, apesar da interdição cautelar, o estabelecimento continuava a dispensar medicamentos manipulados. Decidiu-se então pela interdição total da Fórmula Pharma e pelo registro de um boletim de ocorrência contra o responsável pelo estabelecimento.

Alerta à população
A SES alerta que durante o período de investigação as pessoas não usem o medicamento Secnidazol 500mg e outros medicamentos produzidos pela Fórmula Pharma. Alerta, ainda, que outros 11 pacientes, inclusive de municípios vizinhos a Teófilo Otoni, podem ter usado o mesmo medicamento, como relata o próprio estabelecimento em documentos encontrados no local. Caso estejam de posse do medicamento, todos os 11 pacientes devem interromper, imediatamente, o uso do Secnidazol 500mg.

Os sintomas de intoxicação medicamentosa são: hipotensão (queda da pressão arterial), braquicardia (batimento cardíaco reduzido), dor toráxica (dor no peito), cianose (arroxeamento da pele) e sensação de desmaio.

O início da investigação se deu a partir de uma notificação de dois casos suspeitos de intoxicação exógena feita em 30 de novembro 2011 à Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni pelo Núcleo de Investigação Hospitalar do Hospital Santa Rosália. Os casos relatados pelo Hospital Santa Rosália referem-se ao paciente M.B.V, que juntamente com a sua esposa, ingeriram quatro cápsulas do medicamento Secnidazol 500mg, sob prescrição médica e manipulado pela farmácia Fórmula Pharma.

O casal relatou que os sintomas se iniciaram pouco tempo depois de ingerirem o medicamento. Após a internação, o quadro clínico dos dois agravou-se, o que levou à transferência de ambos para a Unidade de Terapia Intensiva do mesmo hospital.

Em 2 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni recebeu uma denúncia anônima, que relatava a existência de dois pacientes internados na UTI do Hospital Santa Rosália (os mesmos notificados em 30/11), por terem ingerido o medicamento Secnidazol 500mg adquiridos na farmácia de manipulação Fórmula Pharma.

No dia 3 de dezembro, foi realizada a Interdição Cautelar (proibição de manipulação e venda de medicamentos na farmácia), pela Vigilância Sanitária Municipal. Ainda foram coletadas amostras do produto acabado e das matérias-primas utilizadas na produção do medicamento Secnidazol 500mg.

Todo o material coletado foi encaminhado para o Instituto Otávio Magalhães, da Fundação Ezequiel Dias (IOM/Funed), para que sejam feitas as análises necessárias.
Ações tomadas pela SES
- Boletim de ocorrência;
- Instauração de processo administrativo;
- Notificação de auto de infração;
- Encaminhamento do processo administrativo ao ministério público para adoção das medidas pertinentes de competência deste órgão.
Agência Minas
Confira aqui: agenciaminas.saude.investiga.óbitos.medicamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário