Estudantes mineiros terão mais cursos técnicos e de qualificação
Vagas no Vale serão na rede SESI e Instituto Federal das cidades de Araçuaí, Diamantina, Almenara e Salinas.
Serão oferecidas vagas nos cursos de qualificação profissional, cuja carga horária varia entre 160 e 400 horas. Entre os cursos ofertados nesta modalidade estão o de agente comunitário de saúde, soldador, padeiro, eletricista, entre outros.
Os jovens de Minas Gerais, estudantes do ensino médio da rede pública, terão mais oportunidades para fazer um curso técnico ou de qualificação profissional. Isto porque o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), fechou parceria com o Ministério da Educação (MEC) para ampliar a oferta desses tipos de cursos no Estado.
A partir de 2012, cerca de 35 mil vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal, estarão à disposição dos alunos do ensino médio da rede pública de Minas Gerais em 82 municípios.
Serão oferecidas vagas nos cursos de qualificação profissional, cuja carga horária varia entre 160 e 400 horas. Entre os cursos ofertados nesta modalidade estão o de agente comunitário de saúde, soldador, padeiro, eletricista, entre outros.
Além dos cursos de qualificação, serão disponibilizadas vagas nos cursos técnicos, que têm carga horária mínima de 800 horas. Nesta categoria estão os cursos de técnico em mecânica, edificações, química, segurança do trabalho, entre outros.
Os cursos são gratuitos e a previsão é de que a primeira turma comece em março de 2012.
As aulas serão realizadas nas escolas do Sistema S (Senai e Senac), pelos Institutos Federais e pelas unidades do Sistema Federal de Educação Profissional. Os cursos ofertados serão escolhidos de acordo com a disponibilidade de vagas e localização dessas instituições, ficando a cargo da SEE a adoção dos critérios de seleção dos estudantes e de toda a gestão do programa.
A iniciativa veio se somar às ações já desenvolvidas pelo Governo de Minas por meio do Programa de Educação Profissional (PEP). Com a parceria firmada entre a SEE e o MEC, o número de oportunidades para que os jovens estudantes do ensino médio façam um curso técnico e de qualificação profissional irá dobrar em 2012. Com as 30 mil vagas do PEP e as 35 mil vagas pactuadas com o MEC, serão ofertadas cerca de 65 mil vagas aos estudantes mineiros.
Municípios beneficiados
As vagas dos cursos técnicos e de qualificação profissional serão oferecidas nas cidades em que existem escolas do Senai e do Senac, dos Institutos Federais ou do Sistema Federal de Educação Profissional credenciadas pelo MEC.
Os municípios do Vale do Jequitinhonha inicialmente atendidos serão Almenara, Araçuaí, Diamantina e Salinas.
Com informações da Agência Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário