sábado, 24 de dezembro de 2011

Globo Repórter mostra que Coral Meninos de Araçuaí coloca cidade no mapa cultural do país

Globo Repórter mostra que Coral Meninos de Araçuaí colocou cidade no mapa cultural do país
Projeto Social de música atende a 180 crianças da periferia da cidade O Globo Repórter da noite desta sexta-feira, 23.12, apresentou vários projetos sociais desenvolvidas com crianças no interior do Brasil. Um destes projetos é o Meninos de Araçuaí, na cidade de mesmo nome, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas.
O texto do programa informa o seguinte:
“O que nos leva a esta cidade é um canto primoroso e enriquecedor. A região tem ares de cidade nordestina. Afinal, estamos quase na divisa com a Bahia. Araçuaí tem 30 mil habitantes. Com criatividade enfrenta seu maior problema: falta de oportunidade.
No quarto a música não dorme. Pelo contrário, é ela que desperta para a transformação. O cantor e compositor Josimo Medina brinca com o Boi Menino. Nesta casa pintada de tinta e terra que 180 crianças participam do Projeto Ser Criança. O que estas crianças fazem aqui ? Aprendem, brincando. A receita é fácil e divertida. Juliana Santana, educadora, informa que cada criança escreve a letra e o nome que sabe os biscoitos escrevido na lata par assar biscoito.Contas feitas, elas botam a mão na massa e fazem biscoitos de goma. E capricham na caligrafia.
Cléia Celestino da Silva, coordenadora do projeto, esclarece que tudo no ensino gira em torna da roda. Aprende-se a respeitar os direitos dos outros. Emily Alves Miranda, 10 anos, diz que nos jogos expressa seus sentimentos, perdeu a timidez. Cléia diz já viajou muito, até no exterior, cantando e se apresentando com Milton Nascimento e Gilberto Gil.
O grupo Coral Meninos de Araçuaí existe há 13 anos, formando várias gerações de músicos e cidadãos. Pitágoras da Silva se transformou em professor de músico. Yuri Hunas Miranda se transformou em percussionista profissional. Ele diz que os meninos de Araçuaí colocaram a cidade no mapa cultural do país, enchendo a cidade de orgulho.
Todo este trabalho é realizado com a direção de Regina Bertola, do Grupo Ponto de Partida, de Barbacena. Montaram um grande espetáculo de dança, música e coreografia; Nhá Terra.
Os pais morrem de saudade e nunca acompanham as crianças em seus espetáculos nas grandes cidades e palcos do país. Eles se apresentam no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, a mais importante e tradicional casa de espetáculos de Minas Gerais. Os pais foram ver pela primeira vez.”
Veja você também a história dos Meninos de Araçuaí, clicando aqui:
projeto-social-meninros-de-aracuai-mg
Fonte: Globo Repórter, de 23.12.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário