Projeto Social de música atende a 180 crianças da periferia da cidade

O texto do programa informa o seguinte:
“O que nos leva a esta cidade é um canto primoroso e enriquecedor. A região tem ares de cidade nordestina. Afinal, estamos quase na divisa com a Bahia. Araçuaí tem 30 mil habitantes. Com criatividade enfrenta seu maior problema: falta de oportunidade.
No quarto a música não dorme. Pelo contrário, é ela que desperta para a transformação. O cantor e compositor Josimo Medina brinca com o Boi Menino. Nesta casa pintada de tinta e terra que 180 crianças participam do Projeto Ser Criança. O que estas crianças fazem aqui ? Aprendem, brincando. A receita é fácil e divertida. Juliana Santana, educadora, informa que cada criança escreve a letra e o nome que sabe os biscoitos escrevido na lata par assar biscoito.Contas feitas, elas botam a mão na massa e fazem biscoitos de goma. E capricham na caligrafia.
Cléia Celestino da Silva, coordenadora do projeto, esclarece que tudo no ensino gira em torna da roda. Aprende-se a respeitar os direitos dos outros. Emily Alves Miranda, 10 anos, diz que nos jogos expressa seus sentimentos, perdeu a timidez.

O grupo Coral Meninos de Araçuaí existe há 13 anos, formando várias gerações de músicos e cidadãos. Pitágoras da Silva se transformou em professor de músico. Yuri Hunas Miranda se transformou em percussionista profissional. Ele diz que os meninos de Araçuaí colocaram a cidade no mapa cultural do país, enchendo a cidade de orgulho.
Todo este trabalho é realizado com a direção de Regina Bertola, do Grupo Ponto de Partida, de Barbacena. Montaram um grande espetáculo de dança, música e coreografia; Nhá Terra.
Os pais morrem de saudade e nunca acompanham as crianças em seus espetáculos nas grandes cidades e palcos do país.

Veja você também a história dos Meninos de Araçuaí, clicando aqui:
projeto-social-meninros-de-aracuai-mg
Fonte: Globo Repórter, de 23.12.2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário