quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Emenda à Constituição cria Dia dos Gerais

Emenda à Constituição cria Dia dos Gerais
Deputado Estadual Paulo Guedes, signatário da matéria.
Com discursos de deputados que exaltaram a importância da população norte-mineira, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais realizou nesta terça-feira (20/12/11) um ato solene para marcar a promulgação da Emenda 89 à Constituição do Estado de Minas Gerais, concretizada no dia 7 passado.
Originária da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 21/11, que tem como primeiro signatário o deputado Paulo Guedes (PT), a norma institui o Dia dos Gerais, a ser comemorado em 8 de dezembro, como uma das três datas magnas do Estado.
Todos os anos, nesta data, a capital mineira será transferida simbolicamente para a cidade de Matias Cardoso, no norte de Minas, primeiro vilarejo a ser constituído no Estado.
As outras datas em que ocorre essa transferência são: 21 de abril, dia de Tiradentes, para Ouro Preto; e no dia do Estado de Minas Gerais, em 16 de julho, para Mariana. A emenda dá nova redação ao artigo 256 da Constituição Estadual, que trata dessas datas magnas.
Resgate histórico sobre a criação de Minas Gerais, feito pelo professor João Batista Costa, é ressaltado por deputados

Todos os deputados que discursaram durante a solenidade afirmaram que o Dia dos Gerais é um resgate à verdadeira história de Minas Gerais. Paulo Guedes explicou, baseado nos estudos do professor da Unimontes, João Batista Costa, que muito antes do ciclo do ouro, em 1650, Mathias Cardoso iniciou o povoado que hoje, transformado em município, leva seu nome. O dia 8 marca, também, o dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade e patrona da primeira igreja construída em solo mineiro, que se consolidou como paróquia em 1695.

“A emenda é uma correção histórica; é o reconhecimento de que Minas Gerais começou nas barrancas do São Francisco”, comemorou o parlamentar. Segundo ele, os municípios daquela região foram precursores do desenvolvimento do Estado, pois na ocasião da exploração do ouro em Ouro Preto e Mariana, lá já eram produzidos grãos e criava-se gado. “O Norte de Minas sustentou o ciclo do ouro com arroz, feijão, peixe, farinha, carne, rapadura e todo tipo de alimento”, ensinou.
O deputado citou ainda o projeto Cidadania Ribeirinha, que integra o Direcionamento Estratégico da ALMG. O projeto será desenvolvido em quatro cidades, entre elas Matias Cardoso, com ações socioeducativas que incluem a valorização do patrimônio cultural.

Para o presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), a emenda à Constituição “resgata a identidade do mineiro e dá a real dimensão da importância do Norte ao desenvolvimento do Estado”. Ele também elogiou o povo da região. “Quero reverenciá-los por tudo que já fizeram por Minas, por tudo que já fizeram por nós".

No mesmo tom, o presidente da Comissão Especial da PEC 21/11, deputado Tadeu Martins Leite (PMDB) disse acreditar que o reconhecimento pode representar a destinação de mais recursos para o Norte de Minas. “O sonho torna-se realidade”, disse ele ao lembrar que a tentativa de aprovar a proposta de emenda remonta a outras legislaturas. O relator da matéria, deputado Luiz Henrique (PSDB), lembrou que, nesta legislatura, foi realizado um extenso trabalho de convencimento de cada deputado para a aprovação da PEC.
Comentário:
O Dia do Gerais poderia muito bem ser extendido também à região do Vale do Jequitinhonha. O Alto do Jequitinhonha tem identificação com as Minas antigas, do século XVIII. Mas ainda no século XVI o rio Jequitinhonha, na sua parte baixa próxima à Bahia, sofria a sua primeira invasão com um expedição que chegou até próximo à Diamantina.
Estas Minas tem muito o que explicar à História. A Inconfidência precisa ser melhor ensinada nos bancos de escolas. Um dos inconfidentes e compadre de Tiradentes, morava em Berilo, no Médio Jequitinhonha, Domingos de Abreu Vieira. Mas, quando se fala do Movimento da conjuração mineira, parece que tudo acaba em Diamantina. Não se chega a Minas Novas e cidades vizinhas.
Os Gerais precisam ser melhor estudados. Para se fazer justiça e o Estado parar de esquecer essa porção territorial do nordeste mineiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário