domingo, 18 de dezembro de 2011

Santos x Barcelona, o jogo do ano! Neste domingo, 18.12

Santos x Barcelona: o jogo do ano!

O título mundial nos pés de Messi ou Neymar?

A final do Mundial de Clubes marca o encontro entre dois craques e é a chance do Santos conquistar o tri mundial. Antes disso, tem que passar pelo melhor clube do mundo.

O último jogo do ano é também o mais importante. E não faltam motivos para justificar essa informação. A começar pela razão. Santos e Barcelona se enfrentam neste domingo, 8h30 da manhã (horário de Brasília) pela final do Mundial de Clubes da FIFA, ou seja, pelo título de melhor clube do mundo em 2011.

Queira ou não queira toda a temporada do futebol brasileiro e mundial acaba aqui. Todo e qualquer time queria estar no lugar de Santos ou Barcelona. No Brasil, por exemplo, os times jogam o Brasileirão, para classificar para a Libertadores do próximo ano, vencer e, finalmente, poder disputar o Mundial da FIFA, ser campeão e ter o título de melhor do mundo, coisa que só São Paulo, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Internacional, e o próprio Santos, já fizeram no país.

O Santos venceu ainda na era Pelé, em 1962 e 1963, quando o título ainda era disputado em dois jogos. Os adversários foram o Benfica e Milan, no bi campeonato. O Barcelona tenta o bi. Após ser derrotado pelo São Paulo em 1992 e Internacional em 2006, o time venceu o Estudiantes, da Argentina, em 2009 e se sagrou campeão mundial pela primeira vez.

Duelo entre Messi e Neymar
Se é impossível falar de Barcelona sem falar de Messi, também diga-se o mesmo para Santos e Neymar. O confronto entre o time brasileiro e o time catalão então, o assunto do duelo entre Messi e Neymar sempre vem à tona. Baixinhos e cheios de habilidade, os jogadores jogarão um contra o outro pela primeira vez na história. Messi, já consagrado, melhor do mundo duas vezes e candidato ao tri, contra a grande revelação do futebol mundial em 2011, Neymar, visto por muitos como candidato a melhor do mundo no futuro.

O duelo não decide quem é melhor. É quase consenso que Messi tem mais qualidade hoje do que o brasileiro. Uma vitória santista, porém, dá mais um passo de empolgação na carreira do brasileiro, que, com 19 anos, poderá ser campeão mundial pela primeira vez. Seria o quinto título de Neymar no ano, o terceiro com o Santos.

Declarações
- O que acontece é que temos apenas um jogo. Essa é a nossa possibilidade. Temos de acreditar no nosso trabalho, nos nossos jogadores. Vamos fazer o nosso jogo e ver o que acontece. O Barcelona tem o toque e nós temos a velocidade. Essa é a nossa característica principal e não vamos mudar. Com certeza será pedreira, mas estamos preparados – foi a declaração do técnico santista Muricy Ramalho, que depois de ter sido quatro vezes campeão brasileiro pode ser, pela primeira vez, campeão mundial.

- - É uma equipe brasileira que a técnica individual é muito boa. Tem um físico muito forte, mas jogadores rápidos potentes. Ganharam a Liberadores, cinco ou seis brasileiros, é uma equipe muito forte, muito boa, recorda o time do São Paulo de 1992. Se levarmos a partida como nos convém, será uma grande final. O Santos é um rival muito forte para ganhar, vamos tentar aproveitar a oportunidade única que teremos – são as palavras sensatas do comandante do outro lado, o técnico espanhol Pep Guardiola, conhecedor do assunto, já que perdeu a final do mundial de clubes para o São Paulo em 1992.

Quem joga?
No Santos, as chances são grandes de o time jogar com a mesma formação que jogou contra o Kahiwa Reysol, do Japão. O time deve posar para a foto com Rafael, Danilo, Edu Dracena, Durval Bruno Rodrigo (Léo); Henrique, Arouca, Elano e Ganso; Neymar e Borges.
A dúvida fica por conta das condições físicas de Léo, que, segundo Muricy, só joga se estiver 100%.

No Barça, desfalques importantes não faltam. Villa, que quebrou a perna na semifinal já voltou para a Espanha. Seu substituto, Alexis Sanchez, é dúvida para a partida e provavelmente não joga. Assim, Pedro, que foi titular contra o Al Sadd, também deve começar jogando. O time deverá ser Valdés, Daniel Alves, Piqué, Puyol e Abidal; Busquets, Xavi, Iniesta e Fabregas; Messi e Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário