sábado, 17 de dezembro de 2011

Estudante do Vale do Mucuri conquista primeiro lugar em concurso de redação

Estudante do Vale do Mucuri conquista primeiro lugar em concurso de redação
Concurso da Controladoria Geral da União premiou aluno de escola pública da cidade de Ataléia que teve 200 mil concorrentes O estudante da Escola Estadual Novo Horizonte, no município de Ataléia, no Vale do Mucuri, nordeste de Minas, Arthur Scárdua dos Santos, conquistou o primeiro lugar no 5º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU).


A edição deste ano teve como tema “A sociedade no acompanhamento da gestão pública – Todos podem fiscalizar o dinheiro público!”. Mais de 200 mil alunos e 7.500 professores de todo o país participaram do concurso.

Arthur, que participou na categoria destinada a alunos do 6º ano do ensino fundamental, produziu uma redação na qual falava que todo o cidadão tem dois papéis fundamentais: o de votar e o de fiscalizar. “Todo cidadão vota e paga impostos. Então, é importante que ele fiscalize onde os recursos dos impostos cobrados estão sendo utilizados. O cidadão tem que ver se o destino desse dinheiro está fazendo bem para o Brasil ou não. Eu não voto ainda, mas já tenho essa preocupação, porque meus pais pagam impostos”, explica o estudante.

Sobre o destino ideal para esse dinheiro, Arthur mostra estar ciente das necessidades do país. “Acho que devemos investir mais nas estradas, escolas e nos hospitais”, avalia o estudante, que procura se informar das necessidades do país pela televisão e internet.

Em casa, a família também colabora para a formação cidadã do estudante. “Como também sou educadora, o meu lado profissional sempre interfere no meu lado mãe. Sempre procuro orientar meu filho, despertar a consciência crítica dele para que possa buscar seus direitos. Se os pais não derem essa orientação, os filhos não saberão se portar na sociedade”, explica Ana Scárdua Sala, que além de mãe de Arthur, também é vice-diretora da escola em que o filho estuda.

Escola e cidadania
A participação em concursos, como o realizado pela Controladoria-Geral da União, é apontada pela diretora da Escola Estadual Novo Horizonte, Sandra Vieira Rodrigues Dias, como uma ação fundamental para a formação do aluno.

“Na escola, os estudantes têm contato com as disciplinas tradicionais, mas sabemos que este espaço pode contribuir muito mais para essa formação. Sempre procuramos participar de projetos voltados para os estudantes. Também participamos de olimpíadas do conhecimento, como a Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). São trabalhos que enriquecem a prática pedagógica da nossa escola”, explica.
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário